Empresa

Com Brasil como destaque, Grupo Renault bate recorde mundial em 2018

Mercado brasileiro foi o quarto maior do conglomerado francês

Brasil, Rússia e África foram os destaques positivos no balanço de vendas do Grupo Renault em 2018. A empresa credita a esses mercados e à recente joint venture com a Brilliance Jinbei, na China,  o crescimento de 3,2% no número de veículos negociados e que resultou no recorde de 3,88 milhões de unidades em todo o mundo.

O mercado brasileiro, o maior da América do Sul, respondeu sozinho por 215 mil automóveis e comerciais leves, mais de 5% do total global. A marca viu seus emplacamentos crescerem perto de 29%, o dobro da média do mercado, e encerrou o ano com 8,7% de participação, quinta maior fatia no ranking brasileiro.

O objetivo agora, afirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente do grupo na América Latina, é superar os 10% até 2022. No ano passado, o Brasil  foi o quarto maior mercado da renault, atrás da França, Rússia, Alemanha e China.

Olivier Murguet, responsável global de vendas da Renault e que comandou a operação latino-americana até o ano passado, projeta novo avanço dos negócios mundiais da marca este ano, ainda que mais “leve”, como afirmou em nota.

E mais uma vez  Brasil e Rússia, revelou o executivo, devem ter papel importante. A Renault espera crecer 3% no mercado brasileiro e 10% no russo., enquanto projeta estabilidade para o mercado europeu, que avançou apenas 0,5% no ano passado.

LEIA MAIS

→Gondo assume Renault do Brasil

→Renault completa 20 anos com participação recorde

Em 2018 a Renault enfrentou queda de vendas na Turquia, Irã, China e Índia. Descontados os 166 mil veículos negociados pela chinesa Brilliance, as vendas do grupo recuaram 1,2% em um mercado global mundial que cresceu 0,2%.

Considerados apenas os produtos Renault, a queda foi mais expressiva: 5,2%, para 2,53 milhões de veículos. Esse declínio foi parcialmente compensado com o crescimento de 7% dos modelos da Dacia, que superaram 700 mil unidades, e de 19% da Lada, que atingiram 398 mil unidades.

 

Maiores mercados do Grupo Renault - 2019

PaísUnidades
França698.700
Rússia508.600
Alemanha247.100
Brasil239.200
Itália220.400
Espanha183.200
China179.500
Reino Unido109.900
Bélgica 90.900
Índia 88.900
Fonte: Renault

 


Foto: Divulgação/Renault

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Morini anuncia início da montagem de motos em Manaus

A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…

% dias atrás

Bosch vai nacionalizar mais uma etapa do ESP, com produção da ECU em Campinas

Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…

% dias atrás

Alex Pereira é o novo diretor-gerente da SKF Brasil

Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial

% dias atrás

Inmetro fará testes de eficiência energética no Campo de Provas de GM

A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…

% dias atrás

Randoncorp fatura R$ 3,2 bilhões no trimestre e cresce 25,8%

"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…

% dias atrás

Produção de veículos na Argentina fecha em alta de 9% no 1º quadrimestre

Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período

% dias atrás