Mercado

Mercado de automóveis na Europa fecha 2018 empatado com 2017

Apesar do resultado estável, o ano terminou contabilizando quedas consecutivas nas vendas desde setembro

No ano passado, as vendas de automóveis na Europa somaram 15,1 milhões de unidades, leve alta de 0,1% em relação ao mesmo patamar obtido em 2017. De acordo com a Acea, a associação que representa os fabricantes instalados no continente, ainda que tenha registrado um crescimento muito modesto, o resultado marca o quinto ano consecutivo de expansão do mercado europeu.

O mesmo, no entanto, no pode ser atribuído às vendas mensais. Em dezembro de 2018, os licenciamentos de veículos de passeio alcançaram 998,5 mil unidades, em queda 8,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado marca uma sequência de baixas desde setembro, quando começou a vigorar os novos procedimentos de teste de consumo e emissão de veículos leves, o WTLP (do inglês, Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Com a sua obrigatoriedade, além de ter provocado antecipações de compras em agosto, muitos modelos ainda não foram homologados de acordo com os novos parâmetros.

Dos cincos maiores mercados europeus, somente França e Espanha terminaram 2018 com alta na demanda por carros. A primeira registrou crescimento de 3%, para 2,1 milhões de unidades e, a segundo, evolução de 7%, acumulando 1,3 milhão de automóvel. A maior praça, a Alemanha, computou um leve recuo de 0,2% nas vendas, com 3,4 milhões de unidades negociadas, o Reino Unido encerrou o ano passado com 2,3 milhões de veículos de passeio vendidos, declínio de 6,8%, e os emplacamento na Itália caíram 3,1%, para 1,9 milhão de emplacamentos.

O Grupo Volkswagen liderou as vendas na União Europeia em 2018 com 3,6 milhões de unidades vendidas, volume que representou pequena alta de 0,9% sobre o apurado em 2017, de 3,5 milhões. Abaixo da corporação alemã, o Grupo PSA foi o que mais cresceu em vendas no ano passado na Europa, alta de 32,8%, para 2,4 milhões de automóveis licenciados.  O Grupo Renault, o terceiro no pódio das fabricantes que mais venderam, registrou 1,6 milhão de unidades emplacadas, leve expansão de 0,8%.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Por enquanto, IPI Verde fica fora da regulamentação do Mover

MDIC divulga ainda este mês as metas de ganho de eficiência energética até 2027, com…

% dias atrás

Chery segue como montadora chinesa que mais exporta

No primeiro trimestre, empresa embarcou 255 mil veículos para dezernas de países

% dias atrás

Iveco S-Way alcança 5 mil unidades vendidas

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

Procura acelerada por híbridos no exterior atrasa as entregas

Na Europa, a espera chega a ser de 70 dias; em breve, freios acionados por…

% dias atrás

Strada e Argo fazem dobradinha da Fiat em março

No primeiro trimestre, picape já abre "um mês" de vantagem para o segundo colocado Polo

% dias atrás

Com compras na China em alta, déficit comercial das autopeças cresce 40%

Importações evoluíram 24,1%, enquanto as exportações ficaram estagnadas no primeiro bimestre

% dias atrás