Apesar do resultado estável, o ano terminou contabilizando quedas consecutivas nas vendas desde setembro
No ano passado, as vendas de automóveis na Europa somaram 15,1 milhões de unidades, leve alta de 0,1% em relação ao mesmo patamar obtido em 2017. De acordo com a Acea, a associação que representa os fabricantes instalados no continente, ainda que tenha registrado um crescimento muito modesto, o resultado marca o quinto ano consecutivo de expansão do mercado europeu.
O mesmo, no entanto, no pode ser atribuído às vendas mensais. Em dezembro de 2018, os licenciamentos de veículos de passeio alcançaram 998,5 mil unidades, em queda 8,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado marca uma sequência de baixas desde setembro, quando começou a vigorar os novos procedimentos de teste de consumo e emissão de veículos leves, o WTLP (do inglês, Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Com a sua obrigatoriedade, além de ter provocado antecipações de compras em agosto, muitos modelos ainda não foram homologados de acordo com os novos parâmetros.
Dos cincos maiores mercados europeus, somente França e Espanha terminaram 2018 com alta na demanda por carros. A primeira registrou crescimento de 3%, para 2,1 milhões de unidades e, a segundo, evolução de 7%, acumulando 1,3 milhão de automóvel. A maior praça, a Alemanha, computou um leve recuo de 0,2% nas vendas, com 3,4 milhões de unidades negociadas, o Reino Unido encerrou o ano passado com 2,3 milhões de veículos de passeio vendidos, declínio de 6,8%, e os emplacamento na Itália caíram 3,1%, para 1,9 milhão de emplacamentos.
O Grupo Volkswagen liderou as vendas na União Europeia em 2018 com 3,6 milhões de unidades vendidas, volume que representou pequena alta de 0,9% sobre o apurado em 2017, de 3,5 milhões. Abaixo da corporação alemã, o Grupo PSA foi o que mais cresceu em vendas no ano passado na Europa, alta de 32,8%, para 2,4 milhões de automóveis licenciados. O Grupo Renault, o terceiro no pódio das fabricantes que mais venderam, registrou 1,6 milhão de unidades emplacadas, leve expansão de 0,8%.
Foto: Pixabay
Menor número de dias úteis no mês passado provocou queda de 16% nos emplacamentos
Após discurso do governador da Bahia, montadora diz já ter tomado providências quanto à denúncia…
Montadora espera nomear novo CEO em meados do primeiro semestre de 2025
Mercado de veículos leves fecha 2024 acima das expectativas com mais vendas diretas
No ano já foram vendidos 2,25 milhões de unidades
Segmento deve negociar 15,5 milhões de veículos, 500 mil a mais do que em 2021