Empresa

Renault anuncia seus novos dirigentes

O presidente da Michelin, Jean-Dominique Senard, é o novo presidente do conselho de administração e Thierry Bolloré o CEO

Após ser concretizada a saída de Carlos Ghosn do comando da Renault, a empresa anunciou nesta quinta-feira, 24, o nome de seus novos dirigentes. O presidente da Michelin, Jean-Dominique Senard, foi eleito presidente do conselho de administração, enquanto Thierry Bolloré, que já estava à frente da montadora francesa desde que Ghosn foi preso no final do ano passado, é agora oficialmente o novo CEO.

Os dois cargos eram acumulados por Ghosn, que pediu demissão da presidência na quarta-feira, 23, à noite. O executivo nascido no Brasil, que também trabalhou na Michelin e dirigia a Renault desde 2005, está preso no Japão desde 19 de novembro, acusado de fraudes fiscais e desvios financeiros na Nissan.

LEIA MAIS

Ghosn renunciou ao comando da Renault, afirmam agências

Nissan demite Carlos Ghosn da presidência

“Aliança está a todo vapor”, diz presidente da Renault para a América Latina

De acordo com comunicado divulgado após reunião do conselho na manhã da quinta-feira, 24, a Renault decidiu implementar uma nova governança na companhia, com a dissociação das funções de presidente do conselho e CEO.

“O conselho de administração da Renault supervisionará ativamente o funcionamento da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, confiando ao seu presidente a plena responsabilidade da pilotagem da Aliança em nome da Renault, em conjunto com o CEO”, destaca o comunicado.

Desta forma, Senard será o principal interlocutor junto à Nissan e aos demais parceiros da Aliança, para qualquer discussão sobre a organização e a sua evolução. “Ele submeterá ao conselho de administração qualquer novo acordo da Aliança que lhe pareça benéfico ao futuro da Renault e será o principal representante nos órgãos de direção da Aliança e na Nissan, quando a Renault tiver um direito de proposta”.

Também ficará a cargo do novo presidente do conselho de administração a avaliação e, se necessário, a alteração da governança da Renault, principalmente para assegurar a transição para a nova estrutura. “Ele apresentará suas propostas sobre a evolução da governança antes da próxima assembleia geral dos acionistas”,  informa o comunicado.

“É importante hoje encontrar serenidade após os eventos particularmente extraordinários que acabamos de viver”, declarou Senard depois da reunião do conselho administrativo em Boulogne-Billancourt, perto de Paris.


Foto: Divulgação/Renault

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás