Produto

Volkswagen resgata o buggy

Modelo aparece como conceito elétrico e será uma das atrações da marca no Salão de Genebra 2019

Em mais um exemplo baseado em releituras, depois de apresentar o ID Buzz e Buzz Cargo, com claras referências à Kombi, a Volkswagen resgata o passado ao revelar conceito elétrico do buggy. O modelo será uma das atrações da marca no Salão de Genebra, na Suíça, aberto ao público a partir de 7 março. Com ele, a fabricante espera demonstrar a flexibilidade proporcionada pela plataforma MEB, desenvolvida para sustentar seus projetos de veículos elétricos.

É inegável o sucesso feito pelos buggies nos anos 60 e 70 tanto no Brasil quanto em outros mercados internacionais. Com carrocerias feitas de fibra de vidro, o modelo ganhava vida a partir de mecânica VW e, frequentemente, sobre o chassi do Fusca. Por aqui, ainda hoje está presente em boa parte do litoral do Nordeste como veículo de lazer para passeios turísticos.

No caso do ID Buggy da VW, a inspiração foi os modelos construídos na Califórnia, na verdade, não muito diferente em conceito e mecânica dos que foram produzidos no Brasil, de maneira artesanal. De acordo com a imagem divulgada, o conceito que a marca levará para Genebra também não foge muito de como era no passado, fiel ao estilo original, sem capota ou portas, além de pneus do tipo off-road.

LEIA MAIS

→Grupo Volkswagen quer 10 milhões de elétricos sobre a plataforma MEB

→A invasão elétrica do Grupo Volkswagen

→VW produzirá modelos elétricos nos EUA

“Um buggy é mais que um carro. É vibração e energia sobre quatro rodas. Esses atributos são incorporados pelo novo ID Buggy, que demonstra como uma interpretação moderna de um clássico pode criar, mais do que qualquer outra coisa, um vínculo emocional com mobilidade elétrica”, resume Klaus Bischoff, chefe de design da Volkswagen.

A exemplo da plataforma do Fusca, que no passado foi a base para diversas adequações, caso do próprio buggy e do Baja, a montadora reforça com o conceito a versatilidade da MEB, com potencial para desenvolver tanto veículos de nicho quanto de larga produção em série.


Foto: VW/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás