Projeto piloto já se encontra em dez pontos no Brasil e a estimativa é ter o novo formato em trinta lojas espalhadas pela América Latina até o fim de março
Em dezembro do ano passado, a Volkswagen, em parceria com a rede de distribuição de veículos, iniciou projeto piloto de incorporar na rede de distribuição o que define como concessionária digital. O modelo, composto de mobiliário próprio, tela sensível ao toque tablets e óculos de realidade virtual, permite ao cliente interagir com o carro que deseja.
Pela tela, o consumidor acessa todas versões, acessórios e cores disponível para configurar o carro de conforme seus desejos. Por sua vez, os óculos permitem que ele visualize o interior do veículo e conheça os equipamentos disponíveis. O processo de escolha pode começar tanto pelo modelo quanto pela faixa de preço.
O País é o primeiro mercado a dispor da novidade, até agora dez pontos já estão em funcionamento como um projeto piloto, por exemplo na Caraigá, em São Paulo. Mas pelos planos da fabricante, o formato será levado para outros sete países da América Latina. Até fim de março, trinta lojas deverão ter o serviço para oferecer e, no fim de 2019, somar em torno de cem pontos.
LEIA MAIS
→VW inaugura concessionárias mais enxutas e digitalizadas
→Linx busca parceiros para lançar a concessionária do futuro
→A transformação das concessionárias de veículos
De acordo com Pablo Di Si, presidente e CEO da VW América Latina, a ferramenta inicia um processo de transformação na forma de vender e no próprio modelo de concessionária que ainda hoje persiste. “Devido aos custos, as concessionárias estão cada vez menores e por maior que seja, não dá para expor todos modelos e versões. Já estamos em processo de autorização de lojas com 90 m², o que proporciona ao concessionário ter um negócio enxuto e possibilidade de investir em pós-venda ao ter custos menores com a loja física.”
Di Si lembra ainda que a concessionária digital amplia ainda as oportunidades de ação dos representantes da marca, afinal, a loja virtual pode ser instalada em qualquer lugar, como shoppings, feiras e eventos públicos, além de poder levar a show room completo até o cliente. Segundo a VW, o investimento do concessionário é de R$ 28 mil, o que inclui computador, tela de 55 polegadas, tablet, óculos de realidade virtual e móveis para compor uma ilha digital.
O presidente da VW lembra que a novidade que chega à rede ainda é processo em construção, com atualizações diárias sejam em relação às informações dos produtos quanto no que diz respeito a sugestões dos clientes e da rede. “Importante que o acesso tenha se manter simples e rápido. Se complicar, deixa de ter sentido.”
Foto: Volkswwagen/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.