Mercado

Apesar da ameaça de abandonar o País, GM segue firme na liderança

Montadora atingiu 19% de participação em janeiro, ante 14,7% da VW e 13,7% da Fiat

Em meio ao turbilhão provocado pela General Motors ao ameaçar sair do País, a montadora inicia o ano com folga na liderança do mercado, com participação de 19% nas vendas totais de automóveis e comerciais leves, sequida da Volkswagen, com 14,7%, e da Fiat, com 13,7%.

A GM vendeu 36,2 mil veículos em janeiro, com crescimento de 11,7% sobre as 33,9 mil unidades licenciadas no primeiro mês do ano passado. Também a Volkswagen ampliou número de emplacamentos, mas em índice menor, de 6,3%, com 26,3 mil unidades comercializadas. A Fiat, por sua vez, atingiu 23,4 mil emplacamentos, com alta idêntica à da GM, de 11,7%.

Assim como a marca, também o Chevrolet Onix segue firme na liderança do ranking dos automóveis mais emplacados no País, com 18,8 mil unidades comercializadas no mês passado, mais do que o dobro das 8 mil do Ford Ka, segundo colocado. Em terceiro, com 7,2 mil licenciamento, está o Hyundai HB20.

Os dados gerais do setor, assim como os das marcas e modelos, foram divulgados pela Fenabrave na terça-feira,5, com base em números do Renavam. O comportamento do mercado em janeiro mostra que as notícias sobre os prejuízos da GM e até mesmo a ameaça de abandonar suas operações locais, conforme e-mail enviados a seus funcionários no mês passado, não atingiram o consumidor.

A montadora diz que novo ciclo de investimento no País, de R$ 10 bilhões para o período 2020-2024, depende de negociações com sindicatos e fornecedores, além de também estar reivindicando benefícios fiscais.

LEIA MAIS

GM atrela novo investimento de R$ 10 bilhões às negociações em curso

Direitos trabalhistas: metalúrgicos se unem para discutir propostas da GM.

No ABC, metalúrgicos aguardam reunião com o presidente da Ford

No ranking de vendas por marcas, a movimentação maior aconteceu entre o quarto e sexto lugares. A Ford, que em janeiro do ano passado era a quarta colocada, ficou em sexto no mês passado, com 16,2 mil licenciamentos e partiricpação de 8,5%. Já a Toyota subiu da sexta para a quarta posição, com 16,4 mil unidades emplacadas em janeiro deste ano e fatia de 8,6%.

A Renault teve vendas bem próximas às da Toyota, de 16.346 unidades, ficando assim com participação quase que idêntica à da marca japonesa, de 8,57%. Entre a sétima e décima posição estão a Hyundai, com 8,4% de penetração e 13,6 mil emplacamentos; a Honda, respectivamente 5,2% e 9,9 mil unidades; a Jeep (4,3% e 8,9 mil licenciamentos) e Nissan (3,9% e 6,5 mil unidades).


Foto: Divulgação/GM

 

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás