Empresa

Kia reforça produção do Bongo no Uruguai

Ao registrar 25 mil unidades produzidas do modelo, operação aumenta quadro de funcionários com a expectativa de crescimento no segmento de comerciais leves

A operação da Kia Motors Uruguai, empresa do Grupo Gandini, ganhou reforço com chegada de mais de 150 funcionários, 110 para a linha de produção e o restante para áreas administrativas. As contratações coincidem com a marca de 25 mil unidades do Kia Bongo K2500 produzidas nas instalações da Nordex, empresa parceira da marca coreana na produção do comercial leve.

Inaugurada em 2010 exclusivamente para a produção do Bongo, a linha de montagem tem hoje capacidade instalada para 6 mil unidades/ano. Atualmente, em ritmo de um turno, produz em torno de 3,5 mil unidades. A maior parte, em torno de 95%, se destina ao Brasil.

Com a expectativa de melhor desempenho da economia brasileira, com taxas de desemprego menores e aumento do consumo, a Kia acredita que as vendas de comerciais leves retornarão com mais força em 2019.

“O varejo deve ser um dos primeiros setores a mostrar sinais de crescimento com a retomada da economia, onde veículos como o Bongo têm papel relevante. Entendemos que o Bongo possa representar este ano 25% do total projetado de 15 mil unidades”, aposta José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e Kia Motors Uruguai. “Embora sejam utilizados em várias aplicações de entregas de produtos e encomendas rápidas, os comerciais leves dependem da estabilidade da economia, sobretudo do varejo.”

LEIA MAIS

→Kia inicia o ano com expansão acima da média do mercado

→Rio mais uma vez é uma das apostas da Kia

→Kia amplia rede de concessionárias

→Kia Bongo: resgate fabril.

O Bongo produzido no Uruguai tem somente o trem de força importado, especialmente o motor. As demais partes e componentes chegam de fabricantes de peças brasileiros, argentinos e uruguaios, o que faz o Bongo, segundo a marca, ter a maior participação em valor do índice de nacionalização do Mercosul. A linha de produção ainda conta com cabine de pintura e estação de solda da cabine do modelo.

O Bongo tem motor 2.5 turbo diesel 130,5 cv a 3.800 rpm associado a uma transmissão manual de seis velocidades. É oferecido em versão única, configurado como 4×2 e rodado simples na traseira. Entrega capacidade para pouco mais de 1,8 mil kg de carga útil, exigindo nada mais que um motorista habilitado na categoria B.


Foto: Kia Motors/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás