Mercado

Mercado de caminhões começa o ano superaquecido

No comparativo de janeiro deste ano com o mesmo mês de 2018, alta é de 50,9%. Já as vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 8,7%.

O mercado de veículos começou o ano com crescimento, mas no caso dos pesados os índices de expansão são bem maiores do que os dos leves.

As vendas de caminhões atingiram 6.932 unidades em janeito, evolução de 50,9% sobre as 4.953 do primeiro mês de 2018. No mesmo comparativo, o segmento de ônibus cresceu 89,5%, para 2.113 unidades, enquanto o de automóveis e comerciais leves teve alta de 8,7%, com 190.752 emplacamentos no mês passado.

LEIA MAIS

Apesar da ameaça de abandonar o País, GM segue firme na liderança

Mercado de veículos começa o ano com alta de 10%

No total, foram comercializados no País 199.797 veículos no mês passado, volume 10,2% superior ao de janeiro de 2018 (181.245). Os dados, divulgados pela Fenabrave na terça-feira, 5, reforçam a expectativa positiva da entidade, que projeta alta de 11,2% nas vendas de veículos em 2019, o que representaria total de 2,85 milhões de emplacamentos no ano.

“A queda contínua da inadimplência, tanto para pessoa física quanto jurídica, e o aumento da confiança do consumidor influenciaram no resultado deste primeiro mês na comparação com igual período de 2018”, comentou Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Segundo Sérgio Zonta, vice-presidente da entidade para o segmento de caminhões, ônibus e implementos rodoviários, o agronegócio foi o grande catalisador das vendas de caminhões, sobretudo para os modelos das categorias de pesados e extrapesados. “Além disso, é um segmento ligado ao PIB, e esse resultado consolida a recuperação esperada para 2018”, destacou o empresário.

No segmento específico de automóveis, as vendas atingiram 163,8 mil unidades em janeiro, volume 9,9% superior ao do mesmo mês do ano passado (145 mil). O mercado que menos cresceu nesse comparativo foi o de comerciais leves. Com 26.956 licenciamentos no mês passado, teve expansão de apenas 1,7% ante as 26.456 do primeiro mês de 2018.

LEIA MAIS

Veículos importados têm desempenho aquém do esperado

Anfavea projeta produção de 3,14 milhões de veículos este ano

No comparativo de janeiro com o mês anterior, apenas o segmento de ônibus registrou alta de 8,4%. Os demais indicaram queda, o que é normal em toda virada de ano, visto que dezembro tradicionalmente é um mês forte em vendas. O número de emplacamentos de caminhões caiu 8,8% e o de automóveis e comerciais leves foi reduzido em 15,2%.


Foto: Divulgação/Scania

 

.

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Em relação ao 0 km, carros usados têm desempenho melhor este ano

Foram negociadas 2,83 milhões de unidades, alta de 9,2% sobre o primeiro trimestre de 2024

% dias atrás

Em Sumaré, fábrica de blindagem de carro elétrico

Concept be safe investe R$ 5 milhões no espaço que é pioneiro no Brasil

% dias atrás

Na Volkswagen, “operações plenas”, comemora Ciro Possobom

Executivo fala dos malabarismos em curso para ampliar a oferta de alguns modelos e abrigar…

% dias atrás

Alta nas vendas desafia juro alto, por enquanto

No primeiro trimestre vendas diretas a frotistas e promoções no varejo sustentaram o crescimento do…

% dias atrás

Volvo avança com eletrificação na construção

Caminhão bomba de lança de concreto a bateria é atração em feira de negócio alemã…

% dias atrás

VW deixa de produzir o Taos na Argentina e México abastecerá o Brasil

Transferência permitirá ampliar produção e oferta da nova picape Amarok a partir de 2027

% dias atrás