A fabricante de Caxias do Sul tem unidades fabris em nove países e exporta para 120 mercados em todo o mundo
AMarcopolo inicia neste mês de fevereiro a celebração dos 70 anos da empresa no Brasil. A Festa da Uva, que abre suas portas ao público na próxima sexta-feira, 22, e estende-se até 10 de março, foi escolhida para o lançamento oficial da campanha de comemoração do aniversário por reunir toda a comunidade de Caxias do Sul, RS, berço da empresa.
Com o tema Todas as gerações pelo mundo, a campanha tem por objetivo, conforme comunicado da Marcopolo, “comemorar sete décadas de uma história duradoura e de sucesso e mostrar que a empresa sempre fez e continua a fazer parte da vida de muitas pessoas em todo o mundo”.
Na campanha, a cronologia associada à linha do tempo é representada por uma estrada pela qual por 70 anos todas as gerações de produtos da empresa cruzaram o mundo, aproximando diferentes etnias, de diferentes pessoas, sem distinção.
Fundada no dia 6 de agosto de 1949, a empresa caxiense foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus, que inicialmente eram de madeira. Hoje, com uma gestão empresarial moderna e estrutura organizacional voltada para o mercado global, possui unidades fabris em nove países, exporta seus produtos para cerca de outros 120 em todo o mundo e superou nos 70 anos a marca de 420 mil unidades fabricadas.
A fabricante de carroceria de ônibus foi fundada na época em que a indústria automobilística começava a se devenvolver no Brasil e as primeiras exportações aconteceram já em 1961, para o Uruguai. A partir daí a Marcopolo não parou mais de ampliar sua presença no exterior, tornando-se líder mundial em soluções para o transporte de passageiros.
De acordo com James Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, a campanha de comemoração dos 70 anos foi dividida em três linhas de atuação:
♦ Institucional – com um anúncio com a imagem de uma estrada que simboliza os diferentes territórios desbravados por um ônibus.
♦ Pessoas – mote central do filme institucional, representadas pelos colaboradores, que fazem acontecer e que mostram a relação pessoal com a profissional.
♦ Produtos – criado por pessoas, produzido por pessoas, conduzido por pessoas, porque todo mundo é bem-vindo a bordo de um ônibus Marcopolo.
“A primeira peça criada com o mote dos 70 anos foi o Calendário 2019 da Marcopolo, em dezembro do ano passado, que destaca em suas folhas as etnias dos cinco continentes”, comenta James.
Durante a Festa da Uva, serão realizados desfiles nos quais a ala da indústria estará representada por colaboradores Marcopolo, que contarão a história executando um flash mob (grupo de ao menos 10 pessoas que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma performance atípica por um certo período de tempo e rapidamente se dispersam do ambiente).
No dia 3 de março, acontecerá a Rústica, corrida a pé, em percurso de 4 e 8 km, na qual um grupo de cinquenta colaboradores, representarão a empresa e doarão 250 kg de alimentos.
Durante os 17 dias do evento caxiense, outras ações vão marcar as comemorações do aniversário, que ocorre no dia 6 de agosto. “Ao longo de todo o ano também serão realizadas diversas ações para comemorar esta importante data e marco histórico de uma empresa 100% brasileira que sempre buscou a inovação, a excelência e a satisfação total de seus clientes e parceiros”, informa a empresa.
Foto: Divulgação/Marcopolo
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País