Empresa

Sindicato do ABC aguarda reunião com direção mundial da Ford

Segundo a entidade, a data do encontro nos Estados Unidos será marcada nos próximos dias

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC anunciou nesta quinta-feira, 21, que a direção mundial da Ford, em Dearborn, Michigan (EUA), confirmou que receberá os dirigentes da entidade  para discutir o futuro da fábrica do Taboão em São Bernardo do Campo, SP.

Segundo a entidade sindical, a data do encontro está sendo acertada entre os participantes e deverá ser definida nos próximos dias. O pedido de reunião, ainda de acordo com comunicado do sindicato, foi encaminho à matriz já na terça-feira, 19, logo após os trabalhadores serem surpreendidos com o anúncio da direção da montadora sobre o fechamento da planta do ABC paulista.

O sindicato não foi convidado a participar da reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 21, no Palácio dos Bandeirantes, quando a Ford reafirmou sua decisão sobre o fim das operações produtivas no ABC.

LEIA MAIS

Ford não cede e governo ajudará na venda da fábrica do ABC

Mas o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, conseguiu marcar uma reunião, também nesta quinta-feira, com a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Sophia Villela de Moraes e Silva, em São Bernardo, para discutir a situação dos trabalhadores.

“Desde que fomos surpreendidos pela decisão de fechamento, todos os nossos esforços têm sido realizados focando a reversão desse processo e a manutenção da fábrica, com seus mais de 4,2 mil trabalhadores, incluindo os terceirizados, e mais quase 25 mil na cadeia produtiva”.

Santana lembra que já tinha conversado com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e agora a entidade vai discutir a crise da empresa com a direção mundial.

“Teríamos conversado com o governador na manhã desta quinta-feira se ele tivesse convidado a representação dos trabalhadores para participar, já que a pauta envolvia o futuro de milhares de metalúrgicos. Não vamos desistir de manter uma empresa com essa importância em nossa região”, destacou o sindicalista.

Com o encerramento das atividades da fábrica de São Bernardo, a Ford deixa de produzir caminhões na América Latina, assim como também não fabricará mais o Fiesta.

Santana lembra que o encontro da terça-feira, 19, com o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, quando foram surpreendidos com a notícia do fechamento, estava agendado desde o fim de janeiro, quando foi iniciado um processo de mobilização dos trabalhadores para cobrar investimentos na unidade.

LEIA MAIS

Trabalhadores da Ford farão assembleia na terça-feira

Trabalhadores da Ford reforçam movimento por investimento no ABC

“Nossa direção foi ao encontro para discutir um calendário de negociações para a vinda de novos produtos, conforme estava previsto no acordo firmado em 2017. Mas a empresa simplesmente comunicou o fechamento, que seria em seguida anunciado para imprensa. Deixamos a reunião para fazer de urgência uma assembleia com os trabalhadores, para que eles não fossem avisados pela internet, o que seria um absurdo. Tem gente lá com 25, 28 anos de casa”, destaca o presidente do sindicato.

Na assembleia, os trabalhadores foram orientados a voltar para casa e só retornar à fábrica na próxima-terça feira, 26, quando haverá uma nova assembleia, em frente à empresa, às 6h30. “Não tinha clima para ninguém voltar ao trabalho, até por uma questão de segurança. Estamos fazendo nossas articulações e avaliando de que forma se dará nossa mobilização e nossa resistência. Mas ela haverá e será dura”, frisou o sindicalista.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás