Empresa

Caoa confirma interesse na operação da Ford em SBC

Apesar de admitir conversas com a montadora, ainda não há nenhuma definição a respeito do futuro da fábrica

Logo após o governador de São Paulo, João Dória, revelar na terça-feira, 26 de fevereiro, que há três interessados na fábrica da Ford de São Bernardo do Campo (SP), dos quais uma empresa nacional e duas outras multinacionais, a Caoa admitiu em comunicado negociações com a montadora e com o governo do estado sobre uma possível aquisição do parque fabril.

Em nota, a Caoa justifica o interesse pela importância da Ford no Brasil e no mundo, além da parceria que tem com a marca há mais de quatro décadas, atualmente como a detentora da maior parte da rede de concessionárias Ford na América Latina. “É natural que a Caoa e a Ford conversem sobre futuros negócios, assim como ocorre com outras empresas sempre que há uma boa oportunidade”, diz o comunicado oficial, mas ressalva: “até o momento não há nenhuma definição ou compromisso para a aquisição da planta.”

Além de forte presença no setor de distribuição, a Caoa produz veículos da sul-coreana Hyundai e da chinesa Chery nas fábricas de Anápolis (GO) e de Jacareí (SP). Absorver a operação a fábrica de São Bernardo do Campo significaria já ter fábrica e rede para caminhões consolidadas.

LEIA MAIS

→No ano de seu centenário no Brasil, Ford fechará São Bernardo do Campo

→Ford não cede e governo ajudará na venda da fábrica do ABC

→Trabalhadores de SBC se reunirão com cúpula da Ford em 7 de março

→Há três interessados na compra da fábrica da Ford, diz Doria

Ao anunciar o fim das operações em São Bernardo do Campo, a Ford deixa de atuar no segmento de caminhões na América do Sul. A unidade, com cerca de 3 mil empregados diretos, tem linhas de montagens que produzia produtos para atender todas as categorias do mercado, dos semileves aos pesados.

Com a decisão da montadora, justificada por uma reestruturação global a fim de obter lucratividade em todas as regiões nas quais atua, a companhia renuncia uma significativa participação. De maneira frequente se mostrava como a terceira maior vendedora de caminhões do País. No ano passado, encerrou o período em quarto lugar, com 9,3 mil unidades vendidas ou 12% das vendas totais do mercado doméstico.

Embora nada confirmado, com exceção da conversa, o negócio tem cheiro de oportunidade de momento. O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, já revelou estar disposto a conceder incentivos fiscais a um possível comprador, como reduções no ISS, Imposto Sobre Serviços. Pelo lado dos interesses da Ford, a empresa deixaria de ter impacto de US$ 460 milhões em despesas não recorrentes, dos quais US$ 360 milhões relacionados a compensações de funcionários, concessionários e fornecedores, conforme revelou na ocasião do anúncio.

Na manhã de quarta-feira, 27 de fevereiro, no entanto, a Ford não confirmou que tenha sido procurada pela Caoa para negociar a fábrica do ABC. Em nota, a montadora diz que “até o momento, a Ford não teve nenhuma negociação com o grupo Caoa”.


Foto: Ford/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás