Lançamentos

VWCO amplia linha de caminhões 8×2

Constellation 30.280 chega como opção de entrada e reforça atuação da marca na categoria de semipesados

A Volkswagen Caminhões e Ônibus incorpora na sua gama de caminhões mais uma opção ao transportador que, se não garante a manutenção de sua atual liderança dentre os semipesados, reforça portfólio na disputa da oferta de caminhões 8×2. Agora, além do Constellation 30.330, a empresa coloca como opção de entrada o Constellation 30.280.

Para a novidade, a fabricante de Resende (RJ) usou receita consagrada pelo 24.280, campeão disparado de vendas na categoria. O lançamento passa a ser o único caminhão rígido com o segundo eixo direcional dianteiro dotado de tecnologia EGR, solução de tratamento de gases que dispensa o uso de Arla 32.

O modelo apareceu pela primeira vez na Fenatran de 2017 ainda como uma possibilidade para o mercado. Chega agora, no entanto, contando vantagem de 70 unidades já vendidas desde que passou a ser oferecido pela rede, em janeiro. Segundo Andria Giusti, engenheira de marketing do produto, o 30.280 se apresenta como uma proposta pouco explorada e com demanda ainda não atendida. “É uma opção para o transporte por médias e longas distâncias rodoviárias com menos potências, mas que ainda garante rapidez nas operações.”

O novo produto da VWCO, com capacidade para 29.000 kg de peso bruto total (PBT), é indicado para atuar em diversas aplicações, dos baús à carga seca passando por tanque e sider. Destinado ao transportador que procura contar com a maior plataforma de carga possível, o veículo pode sair de fábrica a partir de três distâncias de entre eixos, permitindo implementações de 8 a 9,5 metros de comprimento.

No conjunto mecânico o veículo traz o motor MAN D08 que desenvolve 277 cv a 2.300 rpm e torque de 107 kgfm de 1.100 a 1.700 rpm associado a uma caixa mecânica de nove marchas, mas tem como opcional transmissão automatizada de seis velocidades, “tendência que promete ganhar cada mais força no segmento 8×2”, avalia Andria Giusti.

O Constellation 30.280 ainda pode sair de fábrica com cabine estendida, leito teto baixo ou leito teto alto. Conforto e conveniências internas ficam por conta da presença de banco do motorista com suspensão pneumática, ar-condicionado, acionamento elétrico de vidros e espelhos externos e ajustes na coluna de direção.

A VWCO já apresenta desempenho invejável na categoria de semipesados. No ano passado, liderou as vendas no segmento com 38% de participação do total de 6.805 unidades licenciadas. De acordo com Andria Giusti, o mercado de 8×2 gira em torno de 2.000 caminhões por ano. Apenas com o 30.280, a montadora espera vender de 12% a 15% do volume que alcança até fim de 2019, entre 240 e 300 unidades.

LEIA MAIS

→Kroschu substitui Continental na produção da VWCO

→VWCO entrega o primeiro e-Delivery para a Ambev

→VWCO abre segundo turno parcial em Resende


Foto: Malagrine Estúdio/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás