Mercado

Venda de importados cai 3% em fevereiro

Segmento registra no primeiro bimestre do ano desempenho estável

Balanço do mercado de veículos importados divulgado pela Abeifa, na quinta-feira, 7 de março, mostra um resultado ainda marcado por dificuldades. No mês passado, as dezesseis marcas associadas à entidade entregaram quase 2,5 mil unidades, volume que embora represente leve crescimento de 0,8% em relação a janeiro, de pouco mais de 2,4 mil veículos, indica queda de 3,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando registrou perto de 2,6 mil licenciamentos.

Para José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, a economia brasileira ainda dá sinais de recuperação lenta e reforça que o desempenho das vendas de importados em fevereiro “amargou resultados negativos acima da média do mercado interno. As 189,8 mil unidades vendidas representaram apenas de 0,5% em relação a janeiro, mas alta de 25,2% ante fevereiro de 2018”.

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, as vendas de importados somaram 4,9 mil unidades, pequeno declínio de 0,7% sobre os 5 mil licenciamentos registrados um ano antes, o que revela um desempenho estável.

LEIA MAIS

Participação dos importados fica aquém do esperado

Importadores de veículos querem crescer 33% este ano

Em fevereiro, a produção das associadas da Abeifa com operações fabris no País – BMW, Caoa Chery, Land Rover Jaguar e Suzuki – superou as 2,3 mil unidades, crescimento de 87,1% sobre os 1,2 mil veículos que saíram de linha no mesmo mês no ano passado.

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a produção das marcas chegou a 4,3 mil unidades contra 2,8 mil produzidos um ano antes, uma evolução de 54,3%.

Em fevereiro último, ao considerar somente os veículos importados negociados pelas associadas da Abeifa (2,4 mil unidades), o segmento participou com 1,3% das vendas. Se adicionar na conta a produção, o volume chega a 4,8 mil unidades licenciadas, fatia que representou 2,54% do mercado total de automóveis e comerciais leves.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás