Empresa

Mercedes-Benz tem frota de ônibus exclusiva para demonstração

Diferentes configurações de veículos são incorporadas em operações reais com acompanhamento de equipe dedicada

Os esforços para reduzir os custos operacionais dos operadores de transporte de passageiros levaram a Mercedes-Benz a criar uma área de negócios dedicada a demonstrações e monitoramento de seus produtos durante algum tempo na frota do cliente. A fabricante dispõe de 21 modelos com diferentes configurações, dos rodoviários aos urbanos passando pelos articulados, que servem de plataforma de apresentações de tecnologias e serviços por mais eficiência.

Única no País a ter uma estrutura do tipo para o segmento de ônibus, a empresa espera ampliar sua presença com a ampliação e criação de novos dos serviços dedicados. Para isso, reserva investimento de R$ 12 milhões para área no biênio 2019/2020, que também serão destinados a equipamentos e renovação de frota própria.

“A ideia é investir cada vez mais nisso, com monitoramento e retorno permanente aso gestores”, reforça Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz. “Integrar o produto na frota do cliente é a melhor maneira de estar mais perto dele e poder oferecer a melhor solução para sua operação.”

O executivo conta que somente no segmento rodoviário, no período de 2016 a 2017, com três veículos completou 24 demonstrações. Agora com os onze modelos que dispõem, a estimativa é somar oitenta demonstrações no período 2018/2019. No ano passado, as ações da área de demonstração resultaram em vendas efetivas de 205 unidades, “clientes que experimentaram e compraram”, afirma Barbosa.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz incorpora mais tecnologia nos ônibus

→Mercedes-Benz integra tecnologias autônomas em ônibus

→Rodoviários Mercedes-Benz ganham eficiência

Além da frota própria para oferecer, a empresa reforça serviço de gestão compartilhada e pretende dar mais atenção ao pequeno frotista, o do varejo, normalmente clientes com menos acesso às tecnologias, que passarão a ter pacotes de contratos de manutenção e serviços de telemetria. Trata-se de uma importante fatia em torno de 30% do mercado de ônibus, encerrado no ano passado com pouco mais de 15 mil unidades.

“A Mercedes-Benz quer entender esse mercado e ajustar produtos e serviços de acordo com as necessidades específicas deste público”, conta Silvio Renan, diretor de peças e serviço ao cliente da companhia. “A iniciativa cria um canal entre o pequeno frotista e a fábrica.”

No pacote de novas abordagens, a empresa também coloca foco no que chama de Consultor Gerencial BSP (de Bus, Service and Parts). O serviço promete suporte na gestão da frota do cliente, com propostas de metas e ações a fim de melhorar os indicadores de desempenho da empresa.

Após um projeto piloto, oito clientes da marca adotaram o serviço no ano passado. Os resultados obtidos na Viação Garcia, escolhida incialmente na etapa de ajustes, foram animadores. A equipe de consultores ajuda a empresa reduzir em 21% o custo do quilômetro rodado e aumentar a disponibilidade do veículo em 3 pontos porcentuais.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás