Empresa

Vendas globais do Grupo VW recuaram 1,8% em fevereiro

Desempenho no Brasil ganha destaque com crescimento nos licenciamentos de 115%

O Grupo Volkswagen divulgou seu balanço de vendas para o mês de fevereiro na sexta-feira, 15 de março, com uma queda de 1,8% nas entregas mundiais, para 724 mil unidades ante 737,8 veículos vendidos computados no mesmo mês do ano passado.

A variação negativa 1,8% também se repete no resultado dos dois primeiros meses ano. No período, os mercados mundiais absorveram 1,6 milhão de unidades, o mesmo patamar de um ano antes.

De acordo com o relatório da companhia, no entanto, apesar do desempenho mais fraco na comparação com o ano passado, o grupo se desenvolveu melhor em relação à queda do mercado mundial como um todo, com ganho de participação em regiões como a Europa Ocidental, América do sul e Ásia-Pacífico.

No comunicado, Christian Dahlheim, chefe de vendas do Grupo, diz que a companhia entregou número de veículos menor do que no mesmo período de 2018, mas que foi capaz de aumentar participação em um mercado global cada vez menor. “Apesar do ambiente de mercado, que continua a ser desafiador como esperado, continuamos sólidos no início de ano. Com a nossa ampla ofensiva de produtos, estamos confiantes de que iremos mais uma vez registrar um leve aumento nas entregas este ano”, diz lembrando que em 2019, as marcas do Grupo Volkswagen lançarão mais de 90 novos modelos.

LEIA MAIS

→Volkswagen comemora a produção de 5 milhões de Tiguan

→Volkswagen é a marca que mais cresce no País

Neste início de ano, ao contrário do que costuma registrar os balanços de venda do grupo, enquanto seu desempenho no maior mercado global, a China, apurou queda de 7,4% com 234,4 mil unidades negociadas em fevereiro, no Brasil, que puxa a alta na América do Sul de 34,5% (40,4 mil veículos), a companhia contabilizou crescimento de 115,9% para 29,4 mil unidades licenciadas.

A empresa destaca que o forte declínio do mercado argentino, onde o grupo relatou queda 46,4% em fevereiro, para 6,3 mil unidades, foi mais do que compensado pela contribuição das vendas brasileiras.

Na Europa, os 334,4 mil veículos das marcas do grupo vendidos em fevereiro representaram leve crescimento de 1,1% sobre o volume apurado no mesmo mês de 2018, de 330,8 mil unidades. Somente em seu mercado doméstico, a Alemanha, a alta foi de 3,6%, para 105,5 mil veículos, na mesma base de comparação.

Na América do Norte, as entregas foram 5,8% menores, com 65,2 mil unidades vendidas, com quedas nos Estados Unidos (5,1%) e México (6,7%).


Fotos: Volkswagen/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás