Fabricante aproveita experiência no desenvolvimento de veículos militares para introduzir no mercado civil o Constellation 15.190 com tração integral
A Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia seu portfólio na categoria de caminhões médios com a oferta de uma versão 4×4 baseada no Constellation 15.190. O modelo traz a experiência da engenharia da fabricante em demandas para o Exército Brasileiro, para o qual já forneceu mais de 4.000 unidades traçadas, principalmente do Worker 15.210.
Agora com traje civil, a empresa espera atender às necessidades de aplicações severas fora de estrada, como as enfrentadas nos canteiros de obra, nas florestas de madeira, nos campos de cana-de-açúcar ou mesmo nos serviços eletricitários e de resgate.
O modelo, com capacidade para 27 tonadas de peso bruto total combinado (PBTC), chega ao mercado configurado com o chamado pacote Robust, conjunto de itens pensado para operações severas, como para-choques metálicos e mais curtos, grades protetoras e revestimentos internos de vinil para facilitar limpeza.
Os atributos para encarar os terrenos difíceis também estão na arquitetura do caminhão. O veículo traz ângulo de ataque superior a 26°, eixo traseiro com bloqueio no diferencial com acesso ao recurso por meio de botão no painel, pneus específicos para o uso com tração integral, eixo dianteiro da Marmom Herrington, fornecedora também da caixa de transferência, responsável pela distribuição da tração entre os eixos.
O trem de força traz motor MAN de 4,6 litros de 186 cv e torque de 71,4 kgfm de 1.100 a 1.600 rpm com tecnologia de recirculação de gases EGR, o que permite operar sem necessidade do Arla 32. A característica se apresenta como um trunfo em locais afastados, carentes de infraestrutura de abastecimento.
“O Constellation 4×4 vai superar as expectativas de clientes em busca de um caminhão com vocação para o trabalho pesado, com a oferta do melhor custo de aquisição”, acredita Ricardo Yada, supervisor de marketing de produto da VWCO.
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Foto: VWCO/Divulgação
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