Técnica visa fazer diagnóstico precoce de eventuais problemas de saúde dos funcionários
Técnica de registro gráfico das temperaturas de diversos pontos do corpo por detecção infravermelha, a termografia está sendo utilizada em projeto piloto no Polo Automotivo Fiat em Betim, MG, para detectar preventivamente problemas de saúde em seus empregados.
De acordo com Izonel Fajardo, gestor coorporativo de ergonomia da FCA para a América Latina, é uma iniciativa inédita na indústria automobilística. “A termografia, que é a captura da presença térmica (calor/frio) em imagens, vinha sendo utilizada até agora apenas em missões noturnas do Exército, na área de esporte para preservar os atletas e na medicina para diagnosticar doenças”.
A montadora não fornece detalhes sobre o grupo de trabalhadores envolvido no projeto piloto, informando apenas que são empregados ligados à produção, os mais afetados quando se trata de ergonomia. Os estudos acontecem em duas etapas – termoposturografia e semitrografia -, envolvendo avaliações de ombro, tronco e mão, punho e antebraço.
LEIA MAIS
→Fiat investe R$ 96,6 milhões em sustentabilidade
→FCA comemora crescimento na América Latina
→FCA lança Projeto Araucária em Campo Largo
Com a termografia, a Fiat quer antecipar-se a eventuais problemas de saúde dos seus funcionários, garantindo melhor qualidade de vida a partir de um diagnóstico precoce de eventuais doenças. Dentre as ações já adotadas nesse sentido, a Fiat decidiu, também em ação pioneira na América Latina, utilizar exoesqueletos para auxiliar os trabalhadores na execução de algumas tarefas.
Utilizados tanto nos membros inferiores como nos superiores, os exoesqueletos contribuem para reduzir o esforço muscular e melhorar a condição ergonômica dos operadores da manufatura, reduzindo o desgaste físico principalmente em movimentações repetitivas, como um agachamento.
Foto: Divulgação/Fiat-Leo Lara
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027