Estado pedirá ao Confaz para zerar também o ICMS sobre veículos com essa tecnologia
Os carros elétricos receberão um bom empurrão do Estado do Paraná. O governador Ratinho Junior assinou na quinta-feira, 21, projeto de lei que objetiva zerar a atual alíquota 3,5% de IPVA no Estado. O ato simbólico aconteceu no primeiro dos dois dias da segunda edição da Smart City Expo Curitiba, realizada no Expo Barigui.
A ideia do governo do Paraná, contudo, é ir além e garantir outro incentivo ainda mais representativo do ponto de vista financeiro. Ratinha afirmou que encaminhará proposta ao Conselho Nacional de Política Fazendária, Confaz, para que o Estado seja autorizado a isentar também o ICMS recolhido na aquisição dos modelos dotados de motores elétricos.
O Paraná tem apoiado também outra importante vertente para a difusão dos veículos elétricos: a Copel, companhia de energia, criou rede de eletropostos na BR-277, estrada que liga a cidade litorânea de Paranaguá a Foz do Iguaçu, no extremo Oeste. São oito pontos de recarga.
LEIA MAIS
→Renault duplicará produção do elétrico Zoe na Europa
→Montadoras aguardam benefício maior para híbrido flex
→JAC inicia pré-venda de SUV elétrico
O mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil é incipiente. No ano passado, foram menos de 3,9 mil licenciamentos, a maioria de híbridos. Ainda assim esse número representou crescimento de 20% sobre 2017.
Em 2019, além do próprio crescimento previsto para a média do mercado interno, as vendas devem ter avanço crescimento mais representativo, com a chegada às revendas de muitos produtos híbridos e elétricos oficialmente apresentados no Salão do Automóvel do ano passado. A Lexus, por exemplo, decidiu não oferecer mais carros exclusivamente com motores a combustão.
Mas bem mais próximo do consumidor médio, ainda que com preços salgados, haverá quatro modelos genuinamente elétricos. Além do Renault Zoe, cujas vendas se iniciaram já no fim de 2018 por R$ 150 mil, outros três modelos chegam no transcorrer do ano: Nissan Leaf (R$ 178 mil), Chevrolet Bolt (R$ 175 mil) e o mais barato deles, o JAC iEV 40, que custa R$ 140 mil e que já está na fase de pré-venda.
Fotos: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027