Empresa

Novos capítulos na novela da Ford SBC

Sindicato define calendário de negociações com a montadora e terá reunião com João Dória na quinta-feira

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC terão um encontro com o governador João Dória, na quinta-feira, 28, para tratar das possibilidades de compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP. De acordo com a entidade, o encontro será às 18h no Palácio dos Bandeirantes.

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 26, o sindicato informou aos trabalhadores que a direção da montadora reiterou que há três grupos interessados na planta e que, com um deles, as conversas estão mais avançadas. Também revelou que ao longo do dia haveria reunião com a direção da empresa para estabelecer  um calendário de negociações para o encerramento das atividades na unidade.

“A Ford não passou nomes, mas nos disse que deve levar de seis a oito semanas para resolver qualquer negociação de compra”, informou o coordenador do Comitê Sindical da Ford, José Quixabeira de Anchieta. “Vamos querer acompanhar, saber qual tamanho da empresa que vai adquirir e do negócio que pretendem manter em São Bernardo. Se vai ficar a produção de caminhões e de carros, se será só caminhões, só carro, pois disso depende a mão de obra”.

De capital nacional, o Grupo Caoa já confirmou interesse nas intalações da Ford no ABC Paulista. A empresa produz veículos Hyundai em Anápolis, GO, e, segundo fontes do setor, estaria negociando com a fabricante coreana a renovação do contrato referente aos caminhões da marca para transferir essa linha para São Bernardo. O grupo também tem operações em Jacareí, SP, onde são fabricados automóveis com a marca chinesa Chery.

LEIA MAIS

Venda da Ford: metalúrgicos querem garantia de emprego.

Há três interessados na compra da fábrica da Ford, diz Doria

Caoa confirma interesse na operação da Ford em SBC

Com relação ao calendário de negociações com a direção da Ford, Anchieta destacou que o processo que pode ser longo. “Nossas conversas podem ir até o final de abril. Não vamos fechar nada com pressa, queremos fazer tudo certo”, explicou o sindicalista.

Desde o dia 19 de fevereiro, quando a Ford comunicou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, os funcionários estão sem trabalhar. É preciso definir inclusive como ficará a operação até novembro, quando  vence a estabilidade dos trabalhadores definida em acordo assinado no final de 2017.


Foto: Divulgação/SMABC-Adonis Guerra

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás