A Yazaki foi escolhida a melhor fornecedora brasileira a a Toyota Boshoku a melhor do país vizinho
Pela primeira vez desde que instituiu o prêmio de reconhecimento dos seus fornecedores há 17 anos, a Toyota realizou cerimónia conjunta para homenagear os parceiros do Brasil e da Argentina pelos resultados obtidos em 2018.
Reflexo do trabalho de regionalização que a empresa vem passando em toda a América Latina, o 1º Toyota Latin America and Caribbean (TLAC) Suppliers Conference aconteceu na sexta-feira, 29, em Buenos Aires, com a participação dos principais dirigentes da montadora na região.
O evento, segundo a montadora, reconhece os fornecedores que atingiram metas e superaram expectativas da marca em relação aos serviços e produtos entregues no ano passado. Ao todo, 52 fornecedores, entre brasileiros e argentinos, receberam o grau de excelência máxima em cinco categorias: Qualidade, Logística, Custo, Segurança e Meio Ambiente.
A Yazaki Brasil foi premiada como o melhor fornecedor brasileiro (foto) e a Toyota Boshoku Argentina como o melhor do país vizinho. A cerimônia foi a última de Steve St. Angelo como CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela. O executivo será substituído por Masahiro Inoue.
LEIA MAIS
→Masahiro Inoue comandará a Toyota na América Latina
→Toyota estima crescer 9,5% em 2019
Também estiveram presentes Tatsushi Murao, gerente geral de compras da Toyota Motor Corporation, Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina, e Celso Simomura, Regional Officer de Compras e R&D da Toyota para a América Latina e Caribe, entre outros executivos da fabricante.
“A Toyota é mundialmente reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços e isso só é conseguido pelo trabalho conjunto que realizamos junto à nossa cadeia de valor”, comentou Celso Simomura após a premiação. “Aceitamos o desafio de trabalhar de forma regional, padronizando processos e nos focando nas melhores práticas, com o intuito de crescer de forma sustentável e aumentar a competitividade e fico satisfeito de ver que nossos fornecedores aceitaram esse desafio conosco”.
Na categoria Qualidade, para nomeação em Excelência no quesito, as empresas tinham de cumprir a meta de 0 PPM (partes por milhão), ou seja, as peças entregues não poderiam conter qualquer defeito. Neste critério, o fornecedor também não podia apresentar reclamações graves sobre seus desempenhos durante todo o ano de 2018. As empresas premiadas forama a Adient, Aisin, BASF, Casco, Cobra, Denso, Federal Mogul, GKN, Panasonic, Regali Fundição, Resil, SNR, Stanley e TPR no Brasil e CGR, Dietech, Inergy, Pirelli, PPG, Stilo, Sumitomo e Ventalum na Argentina.
Já o grau de Excelência na categoria Logística foi concedido aos fornecedores que dispunham, a um ano, do certificado neste requisito, além de cumprir o prazo estipulado na entrega de todas as peças, sem constar quaisquer divergências entre dias e horários. Os fornecedores homenageados foram a Basf, Bosal, Denso, Dunlop, GDBR, G-KTB, Maxion Wheels, P. Omnium, Regali, Sanko, SNR, TPR e ZF no Brasil e Allevard, Brembo, Bridgestone, Dietech, Ferrosider, Fric Rot, Iatec, Intexar, JTEKT, Plimer, Siderar, TTA, Ventalum, Yazaki Argentina e Yazaki Uruguai na Argentina.
Com relação à categoria Redução de Custos, os fornecedores avaliados com nível de Excelência excederam as expectativas da Toyota a partir de ideias já implementadas nesse sentido, Os premiados na categoria foram Advics, Aptiv, Denso, GDBR e U-Shin no Brasil e Allevard, Fric Rot, Iatec, Spicer e Stilo na Argentina.
A categoria Meio Ambiente premiou a Yazaki no Brasil e a Maro e Toyota Boshoku na Argentina, enquanto as eleitas em Segurança foram, respectivamente, KYB e Metalsa.
Foto: Divulgação/Toyota
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.