Empresa

VWCO altera estrutura da área comercial

Ricardo Alouche responde agora pelos mercados do Brasil e internacionais com saída de Marcos Forgiani

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou mudanças na área comercial da empresa na terça-feira, 2 de abril. Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas, assume os negócios da fabricante nos mercados do Brasil e internacionais, enquanto Leonardo Soloaga foi alçado para o cargo de diretor de vendas internacionais.

A reformulação na estrutura é simultânea à saída do então vice-presidente de vendas internacionais, Marcos Forgiani, executivo com quase vinte anos de casa que, de acordo com comunicado, deixa a empresa para se dedicar a novos projetos.

Para Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, a unificação das áreas até então existentes, agora sob responsabilidade de Alouche, trará mais resultados e agilidade, na busca contínua de oportunidades de crescimento de vendas e serviços. “Identificamos um grande potencial de sinergia nas áreas comerciais que coexistiam até agora, com reflexos positivos em nosso plano de crescimento.”

LEIA MAIS

→VWCO aumenta presença na Argentina e no México

→VWCO amplia operação no México

→VW Caminhões aumenta oferta no Paraguai

Alouche é graduado em engenharia de produção mecânica pela Universidade Paulista, pós-graduado em marketing pela ESPM, além de MBA em estratégia corporativa de negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O executivo iniciou sua carreira em 1986 e, dois anos depois, foi contratado pela VWCO.

Soloago é formado em engenharia industrial pela Universidade de Buenos Aires. Construiu carreira em áreas de finanças, produto, exportação e pós-vendas da Volkswagen na Alemanha, Brasil e Argentina. Chegou na VWCO em 2014, como diretor geral da MAN Truck & Bus México. Posteriormente, ocupou cargos de diretoria em estratégia de novos produtos e mercados.

Em nota, Cortes agradece aos esforços do ex-diretor de vendas internacionais: “Sentimos por ver o Forgioni deixar a companhia após quase duas décadas de dedicação ao crescimento mundial da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ele teve um papel fundamental em nossa internacionalização, deixando um legado para nosso avanço futuro. Em nome de toda a VWCO, agradeço ao Forgioni por suas valorosas contribuições e desejo o melhor em seus novos desafios.”


Foto: VWCO/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás