Colunistas

Fiat é a marca que mais cresce

GM, Renault e Jeep também aumentaram participação no mercado

Aexpectativa de crescimento das vendas da Fiat feita pelo presidente da FCA, Antonio Filosa, no ano passado, começa a se confirmar. A marca registrou um aumento de vendas excepcional no primeiro trimestre do ano, com 14.785 unidades a mais do que no mesmo período do ano passado, o que resultou no maior crescimento em participação no mercado. Com 78.831 carros, a Fiat conquistou 1,4 ponto percentual a mais e fechou o semestre com 13,6%, na terceira posição, mas a apenas 0,6 ponto da Volkswagen, segunda colocada com 14,2% (veja ranking de vendas no trimestre).

A Jeep, outra marca da FCA, também teve crescimento expressivo, aumentando a participação de 4,2% para 4,9% (+ 0,8pp). Mas Renault e GM aumentaram a presença no mercado ainda mais: a francesa saltou de 7,5% no primeiro trimestre de 2018 para 8,8% agora, com 51.285 unidades vendidas, e a participação da líder GM subiu para 18,3%, contra 17,4% no mesmo período do ano passado (crescimento de 0,9pp) e 106.412 carros vendidos.

FCA comemora liderança

A Fiat Chyrsler Automobile está comemorando o bom desempenho de suas duas principais marcas no primeiro trimestre de 2019. Na soma de Fiat e Jeep, a empresa é líder de mercado, com 107.757 unidades 18,6%), volume levemente superior ao comercializado pela GM (106.412 unidades), que é líder por marca (veja ranking).

No acumulado do ano, as vendas da FCA cresceram 25% em relação a igual período do ano anterior, contra 10% da média do mercado de carros e comerciais leves. E teve o melhor resultado da história da Jeep no Brasil, além de liderar o segmento de utilitários esportivos com um percentual também inédito: 25%, graças às boas vendas do Renegade e do Compass.

“O bom desempenho da marca Jeep confirma nossa tendência de crescimento e de bom posicionamento de nossos modelos no mercado. Estamos trabalhando muito para estar sempre em sintonia com nosso cliente, para aumentar sua satisfação e continuar na trajetória de expansão no segmento de mercado que mais cresce”, disse Tania Silvestri, diretora da marca Jeep para a América Latina.

Já Herlander Zola, diretor da marca Fiat, creditou ao canal varejo e à rede de concessionárias o bom desempenho da marca no trimestre, que colocou dois modelos Strada e Argo – entre os dez mais.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Joel Leite

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás