Indústria

União em prol da conectividade no campo

Oito empresas de referência dos setores de agronegócio e de telecomunicações criam o ConectarAgro

Com o objetivo de resolver um dos principais problemas do agricultor brasileiro, que é a falta de conectividade no campo, oito empresas das áreas de agronegócio e telecomunicações se uniram para criar o ConectarAGRO, que visa justamente expandir o acesso à internet nas mais diversas regiões brasileiras.

As oito participantes do projeto são a AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble, que contribuirão com suas respectivas expertises e experiências de mercado para ajudar a criar um ecossistema favorável e melhorar ou desenvolver as condições para a conectividade no meio rural brasileiro.

A estrutura para a implementação dessa iniciativa está sendo definida baseada em todas as práticas e necessidades legais vigentes no Brasil.

O ConectarAGRO, de acordo com seus idealizadores, tem por finalidade promover tecnologias abertas, abrangentes e soluções de automação no campo, conectando máquinas e pessoas e permitindo, dessa forma, mais liberdade e flexibilidade ao agricultor usuário final dessas tecnologias.

Esse conceito, segundo os participantes do projeto, é o diferencial do ConectarAGRO em relação às demais soluções tecnológicas disponíveis no mercado, “que atualmente são fechadas, limitadas e trazem insegurança ao agricultor que as utiliza, dificultando sua adoção em larga escala”.

Com o ConectarAGRO, o produtor rural poderá usufruir dos recursos disponíveis hoje de agricultura de precisão, digital e automação, além de ter acesso a uma infinidade de novos produtos e serviços habilitados com a existência da conectividade, podendo, assim, otimizar o seu negócio.

Apesar da parceria em prol da conectividade, não haverá desenvolvimento, produção ou comercialização conjunta de equipamentos, produtos ou serviços no mercado pelas empresas envolvidas, que continuarão a atuar de forma independente, sem qualquer combinação de atividades econômicas e sem o compartilhamento de riscos e resultados.

A diversidade, a competência e o interesse comum das empresas envolvidas nessa inciativa inédita de combinação de esforços cria um ambiente para melhor entender o problema de conectividade no campo brasileiro, por seus diversos ângulos, gerando uma estratégia efetiva para solucioná-lo, beneficiando o agronegócio nacional.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

FPT Industrial anuncia investimento de R$ 127 milhões em P&D

Fabricante traz para a Fenatran 2024 as opções de prateleira para transporte com menos emissões

% dias atrás

Meteor híbrido é a nova investida tecnológica da VWCO

Caminhão com um eixo elétrico e motor a combustão entrará em fase de testesc e…

% dias atrás

China pode barrar novas fábricas fora do país

Governo chinês aconselha fabricantes nacionais a reduzir investimentos no exterior para proteger tecnologia de elétricos…

% dias atrás

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás