Empresa

FCA disputa prêmio global de universidades corporativas

Programa da montadora para concessionárias no Brasil deve ser replicado em outros países

A FCA, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), é uma das empresas finalistas do GlobalCCU Awards, premiação mundial que reconhece as melhores universidades corporativas. O conglomerado automotivo foi selecionado pela FCA Latam Dealer Academy, programa de formação profissional implementado nas mais de 700 concessionárias das rede Fiat e Jeep no Brasil. Criada em 2014, a FCA congrega além de Fiat e Jeep, outras três marcas: Ram, Chrysler e Dodge.

O projeto vencedor será divulgado no mês que vem, em evento realizado em São Paulo.  São 20 finalistas de países como França, Alemanha, Rússia, Ucrânia, Índia, Suíça, dentre outros. O Brasil é representado ainda por programas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e McDonald’s.

“Embora com produtos distintos, as concessionárias precisavam falar a mesma língua e manter o mesmo padrão de qualidade. A FCA Latam Dealer Academy foi uma resposta à necessidade de criação de uma metodologia única de ensino com foco nas competências essenciais para a satisfação dos clientes”, conta Tai Kawasaki, diretor de desenvolvimento de Rede da FCA para a América Latina.

O FCA Latam Dealer Academy começou em 2016, com pesquisas de satisfação e revisão da grade curricular em parceria com o Isvor, a universidade corporativa da FCA, e envolvimento das áreas de vendas, serviços, técnica e administrativa das concessionárias.

O objetivo do programa era engajar mais de 20 mil profissionais da rede de concessionárias. Para isso, inovou nas estratégias de disseminação do conteúdo ao lançar mão de novas tecnologias de aprendizado, como “gamificação”, realidade virtual e aumentada nos treinamentos presenciais.

Um novo portal de treinamento, o World Class Dealer (WCD), foi lançado e integrou conteúdos e tecnologia em multicanais, com acesso por smartphones e tablets. A TVFCA,  disponível no portal, teve sua programação ampliada com vídeos semanais. Segundo Rogério Ricci, gerente de treinamento da FCA,  o portal teve mais de 3 milhões de acessos somente no ano passado. No mesmo período, foram produzidos e divulgados 420 vídeos, com 6 milhões de visualizações.

LEIA MAIS

→FCA lança Projeto Araucária em Campo Largo

→FCA ingressa no Movimento Mulher 360

Os usuários também podem interagir  em tempo real com consultores de treinamento  — só em 2018, foram mais de 1,2 milhão de horas de treinamento e qualificação. Esse modelo de formação deve ser replicado em outros países da América Latina, admite Kawasaki.

A avaliação da evolução das concessionárias e dos funcionários envolveu ainda a elaboração de novos indicadores. O Índice Geral de Conhecimento (IGC),  por exemplo, acompanha a realização do Percurso Formativo de cada profissional e de cada concessionária.


 

Foto: Divulgação/FCA

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás