O mercado de lâmpadas automotivas de LED começa a ganhar contornos mais expressivos no Brasil. É o que se vê no estande da Lumileds, divisão da Philips Automotiva, na 14ª edição da Automec, que acontece até sábado (27) em São Paulo.
A atração da empresa é exatamente a linha de lâmpadas para automóveis com a tecnologia e, sobretudo, o primeiro produto para o segmento de reposição de motocicletas. A Philips Moto LED chega aos distribuidores no formato HS1/H4 já em maio como pioneira do segmento. Atenderá a motocicletas de baixa cilindrada de corrente contínua.
Segundo a Lumileds, a nova lâmpada proporciona 130% mais visibilidade nas ruas e estradas, quando comparada com as halógenas convencionais. O produto tem resistência às vibrações — muito comuns em motocicletas — de até 10G, além do ThermalCool, tecnologia que controla a temperatura do sistema e assegura até 5 anos de durabilidade.
A empresa também apresenta na maior mostra do setor na América Latina as novas alternativas em LED para a linha de automóveis. Agora há lâmpadas nos formatos H1 e HB3/HB4 , em complemento aos H4 e H7 já oferecidas nas lojas de autopeças brasileiras desde o ano passado.
João Paulo Borgonovi, diretor geral da divisão automotiva da Lumileds na América Latina, está otimista com a evolução do segmento no Brasil, ainda que de forma gradual ao longo dos próximos anos. Os LEDs, assegura, têm substituído em especial as lâmpadas de xênon.
A diferença de preço para as lâmpadas convencionais, porém, ainda é significativa. Borgonovi calcula um custo dez vezes maior, mas aponta a durabilidade e o menor consumo de energia como aspectos que já são valorizados pelos clientes em outros países.
“Mas é algo que tende a se estabelecer também aqui. Há sempre um intervalo razoável de tempo entre o que acontece nos mercados de ponta com o nosso mercado interno”, diz o executivo, que calcula que cerca de 10% da produção mundial de veículos já disponham de faróis de LED.
Essa visão justifica outra decisão já tomada pela operação brasileira da Lumileds: até o fim do ano a empresa pretende lançar lâmpadas de LED também para veículos comerciais pesados.
Foto: Divulgação/Lumileds
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024