Produto

Lumileds lança LED para farol de motos

Empresa também amplia oferta da tecnologia para carros e terá alternativa para veículos pesados até o fim do ano

O mercado de lâmpadas automotivas de LED começa a ganhar contornos mais expressivos no Brasil. É o que se vê no estande da Lumileds, divisão da Philips Automotiva, na 14ª edição da Automec, que acontece até sábado (27) em São Paulo.

A atração da empresa é exatamente a linha de lâmpadas para automóveis com a tecnologia e, sobretudo, o primeiro produto para o segmento de reposição de motocicletas. A Philips Moto LED chega aos distribuidores no formato HS1/H4  já em maio como pioneira do segmento. Atenderá a motocicletas de baixa cilindrada de corrente contínua.

Segundo a Lumileds, a nova lâmpada proporciona 130% mais visibilidade nas ruas e estradas, quando comparada com as halógenas convencionais. O produto tem resistência às vibrações — muito comuns em motocicletas — de até 10G, além do ThermalCool, tecnologia que controla a temperatura do sistema e assegura até 5 anos de durabilidade.

A empresa também apresenta na maior mostra do setor na América Latina as novas alternativas em LED para a linha de automóveis. Agora há lâmpadas nos formatos H1 e HB3/HB4 , em complemento aos H4 e H7 já oferecidas nas lojas de autopeças brasileiras desde o ano passado.

João Paulo Borgonovi, diretor geral da divisão automotiva da Lumileds na América Latina, está otimista com a evolução do segmento no Brasil, ainda que de forma gradual ao longo dos próximos anos. Os LEDs, assegura, têm substituído em especial as lâmpadas de xênon.

A diferença de preço para as lâmpadas convencionais, porém, ainda é significativa. Borgonovi calcula um custo dez vezes maior, mas aponta a durabilidade e o menor consumo de energia como aspectos que já são valorizados pelos clientes em outros países.

“Mas é algo que tende a se estabelecer também aqui. Há sempre um intervalo razoável de tempo entre o que acontece nos mercados de ponta com o nosso mercado interno”, diz o executivo, que calcula que cerca de 10% da produção mundial de veículos já disponham de faróis de LED.

Essa visão justifica outra decisão já tomada pela operação brasileira da Lumileds: até o fim do ano a empresa pretende lançar lâmpadas de LED também para veículos comerciais pesados.


Foto: Divulgação/Lumileds

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás