Empresa

Cummins lança diagnóstico do motor em tempo real

Solução digital Connected Diagnostics alerta falhas do caminhão e informa sobre intervenções preventivas

A solução digital Connected Diagnostics é a principal novidade apresentada pela Cummins Brasil na 14ª edição da Automec, Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que estende-se até sábado, 27, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Por meio da telemática, o novo sistema de monitoramento remoto da Cummins conecta o motor para diagnóstico imediato com o fornecimento em tempo real de informações importantes, como os alertas de falhas e de intervenções preventivas.

Lançado em 2014 no mercado norte-americano, a ferramenta já está disponível e pronta para entrar em operação no Brasil, atendendo à ampla gama de motores eletrônicos da marca em aplicações rodoviárias. Ela é compatível com os principais provedores de telemática, necessitando apenas da certificação Cummins para que os interessados se inegrem ao sistema.

“O Connected Diagnostic identifica e prioriza os códigos de falha, determina a causa provável e reporta imediatamente ao usuário e/ou frotista”, comenta Antonio Almeida, diretor da Cummins Filtros para América Latina.

De acordo com o executivo, todo o serviço disponível na nova ferramenta é muito mais valioso do que a lâmpada no painel e mais completo quando comparado aos dados brutos que são retirados do sistema do motor eletrônico. Com as informações fornecidas por meio de qualquer aparelho com conectividade, é possível evitar danos progressivos ao motor e garantir a sua saúde e pós-tratamento.

“No momento em que ocorre uma falha, o Connected Diagnostics aplica, em tempo real, análise exclusiva Cummins para transformar os dados em informações processáveis”, reforça Almeida. “Um diagnóstico da falha e recomendações claras sobre a continuidade da operação do veículo ou a necessidade de serviço imediato são enviados de forma instantânea para o cliente”.

O suporte ao usuário é oferecido por meio da identificação automática do local de reparo certificado pela Cummins mais próximo, com peças genuínas e técnicos certificados de fábrica treinados para reparar o equipamento.

A Cummins também aproveita a Automec 2019 para mostrar toda a sua linha remanufaturada ReCon, composta por motores básicos e parciais, injetores, módulos de controle do motor, bomba de combustível de alta pressão e cabeçotes.

A Cummins Filtration, fabricante pertencente à empresa, lança o novo Kit Manutenção Fleetguard para a linha automotiva pesada, como um facilitador aos clientes que podem, de uma única vez, adquirir uma solução completa.


Foto: Divulgação/Cummins

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás