Produto

PSA atualiza Peugeot 2008 nacional

SUV chega ao mercado em maio com mudanças na carroceria e no conjunto mecânico

Depois da Citroën com o Cactus, agora é a vez da Peugeot ganhar seu reforço no segmento de utilitários esportivos compactos no mercado interno. A PSA começou a produzir oficialmente nesta quarta-feira, 24, em Porto Real (RJ), o novo 2008.

Não se trata, contudo, de um produto inteiramente novo, a exemplo do Cactus, mas de atualização do modelo lançado aqui há exatos quatro anos. Na verdade, as modificações no estilo são bastante discretas e algumas já conhecidas na Europa há mais de dois anos.

Em comunicado, porém, a PSA assegura que o SUV compacto foi “remodelado ao gosto do consumidor latino-americano em projeto conduzido pela equipe de Estilo da América Latina. O projeto teria consumido mais de dois anos e investimento direto da ordem de R$ 30 milhões em Porto Real.

O novo 2008 é um dos 16 lançamentos programados pela montadora para o Brasil e região até 2021. “Um dos grandes desafios que temos em nosso planejamento é o de elevar os volumes vendidos na América Latina em 70% de 2018 até 2021. O 2008 será, certamente, um dos elementos que contribuirão para chegarmos a este objetivo”, afirma Patrice Lucas, presidente Brasil e América Latina do Groupe PSA.

O 2008, de fato, tem peso relevante nos negócios da Peugeot no aqui. Responde por quase 40% de tudo que a marca tem vendido. No ano passado, somou 9,7 mil emplacamentos do total de 23,6 mil registrados pela Peugeot.

LEIA MAIS

→PSA quer dobrar rede Peugeot Citroën em 4 anos

→Peugeot 308 e 408 se despedem do Brasil

Ainda assim, está muito longe dos principais concorrentes, diferença que a PSA espera ao menos ver atenuada com a chegada da nova linha, cujas primeiras unidades chegarão às concessionárias até o fim de maio.

Os números históricos dão boa noção do desafio. Desde seu lançamento no primeiro semestre de 2015, foram negociadas pouco mais de 37 mil unidades. O Jeep Compass, líder dos utilitários esportivos no mercado interno, teve mais de 60 mil unidades emplacadas apenas no ano passado.

O que pode facilitar um pouco mais essa caminhada deve estar sob o capô. Ainda que não confirmado oficialmente pela montadora, o 2008 adotará o mesmo motor turbo 1.6 THP de 173 cv  e transmissão automática de seis marchas já presentes no Cactus e em outros modelos do grupo. Se assim for, corrigirá deficiência reclamada por muitos desde o início de sua produção no sul-fluminense.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás