Os utilitários têm importante papel na segunda fase do estratégico mundial Push to Pass, que objetiva fazer do conglomerado francês, ainda na primeira metade da próxima década, protagonista em produtos, lucratividade e serviços de mobilidade.
A montadora vem ampliando, nos dois últimos anos, a oferta dos chamados VULs em diversos mercados, como a América Latina, Áfirca e Ásia.
Mas, para se manter à frente da concorrência na Europa, ainda seu maior mercado global, a PSA ataca em outra frente: a eletrificação. Veículos elétricos são, no entender dae Carlos Tavares, principal exeuctivo mundial da PSA, a única alternativa das montadoras para atenderem as normas e restrições de emissões da próxima década no continente.
O cronograma da PSA prevê que toda a linha europeia de veículos utilitários do grupo conte com ao menos uma versão elétrica até 2021. Os Peugeot Boxer e Citroën Jumper elétricos foram apresentados nesta semana no Birmingham Commercial Vehicle, Inglaterra, e chegarão às revendas europeias este ano com dautonomias de 225 km e 270 km.
Ambos são produzidos na fábrica de Sevel, em Val di Sangro, localizada na coste leste da Itália, e depois eletrificados e homologados pelo parceira BD AUTO.
A PSA já vende os furgões compactos elétricos Peugeot Partner Tepee e Partner, Citroën E-Berlingo Multispace e Berlingo. Os médios Peugeot Expert e Traveller, Citroën Jumpy e SpaceTourer, Opel-Vauxhall Vivaro Cargo e Vivaro Life terão motores elétricos já no ano que vem.
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Foto: Divulgação/PSA