Mercado

O vaivém do atacado e varejo

Vendas diretas dominam nos emplacamentos das linhas Gol, Renegade e Kicks

Os primeiros colocados no ranking de automóveis mais vendidos no Brasil estão sempre em destaque, com Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka no topo da lista. A história muda de figura se forem separadas as vendas diretas das realizadas no varejo.

O Onix é o único que mantém a posição nos três rankings – total, diretas e varejo -, com vendas no acumulado do primeiro quadrimestre do ano de, respectivamente, 75,1 mil, 43 mil e 32,1 mil unidades. Ou seja, 43% das suas transações acontecem no atacado.

LEIA MAIS

Em abril, o melhor mês em vendas de veículos no ano

Mercado de pesados segue acelerado

O HB20 é 2º colocado no ranking geral e também no de varejo, com 34,7 mil e 27,2 mil emplacamentos nos primeiros quatro meses do ano, conforme dados divulgados pela Fenabrave esta semana. No caso das vendas diretas, no entanto, o modelo cai para a 13ª colocação, com apenas 7,6 mil unidades comercializadas no período, o equivalente a 22% das transações totais do modelo.

No atacado, o segundo colocado é o Volkswagen Gol, com 15.895 unidades licenciadas, o que representa mais do que o dobro do que emplacou no varejo e 71,5% das vendas totais do modelo. O modelo aparece em 16º lugar no ranking do varejo, com apenas 7.435 unidades, e é o 6º no cômputo geral dos automóveis mais vendidos no País.

Dois outros automóveis – Jeep Renegade e Nissan Kicks – sofrem esse mesmo fenômeno de ter nas vendas diretas o seu principal volume.

No ranking do atacado, o Renegade aparece em 3º lugar no quadrimestre, com 15 mil unidades comercializadas, 68,5% do total que comercializou no período. No varejo, com somente 6,3 mil unidades, é o 22º colocado e no  cômputo geral, graças às vendas diretas, ocupa a 8ª posição, com 21,8 mil licenciamentos.

Já no caso do Nissan Kicks, as vendas diretas respondem por 56% do total comercializado na linha – 9,3 mil de 16,6 mil emplacamentos. O SUV da marca japonesa negociou somente 7,3 mil unidades no varejo, ranking no qual ocupa o 19º lugar. O modelo é 8º colocado no atacado e 11º no ranking geral.

Além de Onix, Gol e Renegade, completam o ranking dos cinco modelos mais vendidos por meio de vendas diretas o Ford Ka, com 13,3 mil unidades negociadas no quadrimestre, e o Chevrolet Prisma, com 13 mil licenciamentos. No ranking geral, eles ocupam a 3ª e 4ª colocações, com respectivamente 32,8 mil e 27,2 mil unidades comercializadas no acumulado de janeiro a abril deste ano.

Vale destacar que as vendas diretas vêm num crescendo nos últimos anos, caminhando para responder por metade do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. Em abril, por exemplo, elas atingiram participação de 46,8%, um dos maiores índices da história do setor. No anumulado do ano esse índice, segundo balanço da Fenabrave, está em 43,8%.


 

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás