Mercado

No primeiro mês, T-Cross foi o décimo SUV mais vendido

Com 1,8 mil unidades, Volkswagen superou o Citroën Cactus, outro lançamento recente

O T-Cross, primeiro utilitário esportivo nacional da Volkswagen, estreou bem no mercado interno. Em seu primeiro mês efetivamente de vendas, somou 1.859 emplacamentos. O resultado o colocou na décima posição no ranking dos SUVs mais vendidos no Brasil, segundo a Fenabrave, que relaciona 40 modelos no segmento.

E por pouco a classificação não seria bem melhor para o representante da Volkswagen. O Renaul Captur teve 1.871 licenciamentos, enquanto o Chevrolet Tracker somou 1.863 unidades vendidas. Portanto, por apenas 12 veículos o  T-Cross deixou de ser o oitavo colocado já em seu primeiro mês nas revendas.

O desempenho do SUV chama a atenção também por ter superado os de outras duas novidades recentes no mercado brasileiro: o mexicano Volkswagen Tiguan Allspace e, em especial, o também nacional Citroën Cactus. Do primeiro, foram registrados 1.324 licenciamentos, enquanto o segundo atingiu 1.502 unidades negociadas. Ficaram, respectivamente, na décima segunda e décima-primeira posições no ranking.

A expectativa da Volkswagen é de que o T-Cross a coloque em maior evidencia e brigue pela ponta do segmento, hoje liderado com folga pelo Jeep Renegade, que superou 5,7 mil licenciamentos em abril e acumula 21,4 mil nos primeiros quatro meses do ano. O segundo colocado é outro Jeep, o Compass, com 17,9 mil emplacamentos no primeiro quadrimestre, 4,9 mil somente no mês passado.

A dupla garante à Jeep nada menos do 22,9% de participação da marca no segmento de utilitários esportivos, que registrou 171,3 mil licenciamentos até abril e que já representa um quarto do mercado nacional.

LEIA MAIS

→T-Cross recebe nota máxima em segurança

→Kia revela dois SUVs conceitos em Seul

Liderança que nem de perto deve ser arranhada este ano. A segunda marca mais vendida de SUVs até abril é a Hyundai. Com três modelos, tem 11,7% das vendas. A Honda, com dois produtos, está imediatamente atrás, com fatia de 11,3%. Com Tiguan e T-Cross, a Volkswagen ainda  aparece lá atrás, com 3,1%.

Participação dos modelos nas vendas da marca (2020)

Citroen C4 Cactus73%
Nissan Kicks57%
Jeep Renegade53%
Hyundai HB20 52%
Ford Ka 48%
Chevrolet Onix43%
Peugeot 200841%
Renault Kwid39%
Honda HR-V38%
Toyota Corolla 29%


Foto: Volkswagen

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás