Empresa

BorgWarner firma joint venture na área de baterias

Parceria com a Romeo Power Technology tem por objetivo ampliar portfólio de eletrificação

Com o objetivo de ampliar ainda mais seu portfólio de eletrificação e especialização em sistemas, a BorgWarner acaba de fimar joint venture com a Romeo Power Technology, fornecedora de tecnologia de packs e módulos de bateria. A BorgWarner será a acionista majoritária, com 60% de participação.

O investimento de capital e a joint venture, focada inicialmente em desempenho e veículos leves, devem ser concluídos no segundo trimestre de 2019, “sujeito à satisfação das condições habituais de fechamento”, conforme nota da empresa. A BorgWarner ocupará dois lugares na diretoria da Romeu.

“Esta joint venture não apenas complementa nosso sólido portfólio de propulsão como também preenche uma lacuna no mercado entre os fabricantes de células de bateria e os clientes de veículos híbridos e elétricos”, explica Joel Wiegert, presidente e gerente-geral da BorgWarner Morse Systems.

Michael Patterson, fundador e CEO da Romeo Power Technology, avalia que esta nova joint venture ajuda a Romeo a dar o próximo passo no setor de mobilidade com baterias, acrescentando a escala e os recursos que a BorgWarner oferece.

“A Romeo tem uma equipe fantástica que realizou muito nos últimos quatro anos. Esta parceria dá continuidade ao nosso progresso, com capacidade e recursos para expandir e cumprir nossa missão de promover a tecnologia energética”, ressalta Patterson.

A aquisição estratégica da BorgWarner de empresas envolvidas na eletrificação começou em 2015 com a aquisição da Remy International, fabricante líder em componentes elétricos rotativos, como alternadores, motores de partida e motores elétricos de tração para a indústria de veículos automotores e comerciais.

Em 2017, adquiriu a Sevcon, um player global em tecnologias de eletrificação. Este ano, em fevereiro, a BorgWarner anunciou a criação da Cascadia Motion e a aquisição de duas empresas sediadas no Oregon, a Rinehart Motion Systems LLC e a AM Racing, que se fundiram em uma nova empresa com foco em soluções elétricas e propulsão híbrida para nichos e aplicações emergentes.


Foto: Divulgação/Borgwarner

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás