Utilitário esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos
Tem sido ainda na base do conta-gotas, mas devagarinho — bem devagarinho —, os automóveis elétricos começam a ser oferecidos no mercado brasileiro. Naturalmente, a preços ainda bem pouco convidativos e, portanto, para um público seleto.
Como no caso dos clientes da sofisticada Jaguar, que, a partir deste mês, poderão comprar o I-Pace, utilitário esportivo totalmente elétrico da tradicional marca i nglesa. Preço? Salgados R$ 437.000,00.
Mas quem quiser ser um dos primeiros a deter o modelo no Brasil terá que, na verdade, desembolsar um tanto a mais, precisamente R$ 449.190,00. É que as primeiras unidades importadas contarão com pacote de opcionais que engloba, dentre outros diferenciais, teto panorâmico e rodas aro 20.
O I-Pace é apenas o primeiro Jaguar elétrico a chegar aqui. A Jaguar Land Rover está investindo alto na eletrificação de sua linha e assegura que, já a partir de 2020, todos os novos veículos de suas marcas terão ao menos uma versão elétrica, híbrida plug-in ou híbrida leve.
O SUV é produzido em Graz, na Áustria, em parceria com a Magna Steyr. A única versão para o mercado brasileiro tem dois motores elétricos que desenvolvem 400 cv de potência e torque instantâneo de 69,6 kgf. A tração a distribuída nas quatro rodas.
O I-Pace, mesmo pesando 2,2 toneladas e medindo 4,68 metros, acelera de zero a 100km/h em apenas 4,8 segundos, desempenho que poderia ser atribuído a um carro superesportivo.
Segundo a montadora, a bateria de íon de lítio de 90 kW garante autonomia de até 470 quilômetros com uma única carga. Um carregador de 100 kW leva apenas 40 minutos para garantir 80% de carga. O modelo padrão, de 7kW, demanda 10 horas para atingir essa mesma porcentagem. O utilitário esportivo dispõe de sistema elétrico de freio, que permite ao condutor optar por níveis altos ou baixos de frenagem regenerativa para aumentar a autonomia.
Naturalmente, como veículo de marca premium, o I-Pace é repleto de sofisticações. Não faltam recursos e mimos de conforto de toda a ordem. O cluster digital, por exemplo, tem tela de alta resolução em TFT de 12”. As informações exibidas nele podem ser replicadas no para-brisa por meio do sistema opcional head-up display.
O pacote de recursos de segurança conta com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e até alerta sonoro para avisar os pedestres da aproximação do veículo. Há ainda controle de velocidade adaptativo, assistente de ponto cego e visão de 360 para manobras em estacionamento, dentre outros dispositivos
As três primeiras revisões são grátis e realizadas a cada 24 meses ou 34 mil quilômetros. A garantia total é de cinco anos e nesse período a montadora assegura também atendimento em caso de pane do modelo ou falta de carga de bateria em todo o território nacional.
As baterias têm garantia de 8 anos ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro, e a própria Jaguar vende vários tipos de carregadores.
Foto: Divulgação/JLR
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027