Produto

Elétrico, Jaguar I-Pace custa R$ 437 mil

Utilitário esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos

Tem sido ainda na base do conta-gotas, mas devagarinho — bem devagarinho —, os automóveis elétricos começam a ser oferecidos no mercado brasileiro. Naturalmente, a preços ainda bem pouco convidativos e, portanto, para um público seleto.

Como no caso dos clientes da sofisticada Jaguar, que, a partir deste mês, poderão comprar o I-Pace, utilitário esportivo totalmente elétrico da tradicional marca i nglesa. Preço? Salgados R$ 437.000,00.

Mas quem quiser ser um dos primeiros a deter o modelo no Brasil terá que, na verdade, desembolsar um tanto a mais, precisamente R$ 449.190,00.  É que as primeiras unidades importadas contarão com pacote de opcionais que engloba, dentre outros diferenciais,  teto panorâmico e rodas aro 20.

O I-Pace é apenas o primeiro Jaguar elétrico a chegar aqui. A  Jaguar Land Rover está investindo alto na eletrificação de sua linha e assegura que, já a partir de 2020, todos os novos veículos  de suas marcas terão ao menos uma versão elétrica, híbrida plug-in ou híbrida leve.

O SUV é produzido em Graz, na Áustria, em parceria com a Magna Steyr. A única versão para o mercado brasileiro tem dois motores elétricos que desenvolvem 400 cv de potência e torque instantâneo de 69,6 kgf. A tração a distribuída nas quatro rodas.

O I-Pace, mesmo pesando 2,2 toneladas e medindo 4,68 metros, acelera de zero a 100km/h em apenas 4,8 segundos, desempenho que poderia ser atribuído a um carro superesportivo.

Segundo a montadora, a bateria de íon de lítio de 90 kW garante autonomia de até 470 quilômetros com uma única carga. Um carregador de 100 kW leva apenas 40 minutos para garantir 80% de carga. O modelo padrão, de 7kW, demanda 10 horas para atingir essa mesma porcentagem. O utilitário esportivo dispõe de sistema elétrico de freio, que permite ao condutor optar por níveis altos ou baixos de frenagem regenerativa para aumentar a autonomia.

Naturalmente, como veículo de marca premium, o I-Pace é repleto de sofisticações. Não faltam recursos e mimos de conforto de toda a ordem. O cluster digital, por exemplo, tem tela de alta resolução em TFT de 12”. As informações exibidas nele podem ser replicadas no para-brisa por meio do sistema opcional head-up display.

O pacote de recursos de segurança conta com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e até alerta sonoro para avisar os pedestres da aproximação do veículo. Há ainda controle de velocidade adaptativo, assistente de ponto cego e visão de 360 para manobras em estacionamento, dentre outros dispositivos

As três primeiras revisões são grátis e realizadas a cada 24 meses ou 34 mil quilômetros. A garantia total é de cinco anos e nesse período a montadora assegura também atendimento em caso de pane do modelo ou falta de carga de bateria em todo o território nacional.

As baterias têm garantia de 8 anos ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro, e a própria Jaguar vende vários tipos de carregadores.


Foto: Divulgação/JLR

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás