Categorias: Empresa

Caminhão elétrico e sem cabine estreia em via pública

T-Pod, da sueca Einride, inicia operação de entregas diárias por via pública com a empresa logística DB Schenker

Ocasião definida como histórica pela Einride, empresa de tecnologia sueca, a estreia do  T-Pod, primeiro caminhão elétrico sem cabine, em operação comercial por via pública, em Jönköping, na região central da Suécia, em parceria com a operadora logística alemã DB Schenker. O veículo fará entregas diárias de mercadorias entre um armazém e um terminal de carga dentro da zona industrial da cidade.

“Este dia (15 de maio) representa um marco importante na história da Einride e para nosso movimento de criar uma solução de transporte segura, eficiente e sustentável, baseada em veículos elétricos autônomos, com potencial de reduzir em até 90% as emissões de carbono do transporte de carga rodoviário”, disse me nota Robert Falck, CEO e fundador da Einride.

O T-Pod, com capacidade para 26 tonaledas, é um veículo de três eixos autônomo de Nível 4, uma escala abaixo do integralmente automatizado conforme definido da SAE, Sociedade de Engenharia Automotiva. Embora não tenha uma cabine de motorista, o caminhão desenvolvido pela Einride tem de ser controlado remotamente, a partir de uma central instalada nas dependências da DB Schenker.

Por monitores, um operador pode controlar até dez unidades de uma vez. Embarcado com um conjunto de radares e sensores, além de suportado por plataforma de inteligência artificial da Nvidia para processar dados visuais em tempo real, o T-Pod tem permissão para rotas curtas em velocidade de até 5 km/h. A licença, emitida pela autoridade de transporte da Suécia, é válida até 31 de dezembro de 2020.

LEIA MAIS

→Volvo mostra primeiro caminhão autônomo do País

→Caminhões Volvo autônomos começam a operar na Noruega

→Mercedes-Benz do Brasil lança os caminhões autônomos

“Os caminhões autônomos serão cada vez mais importantes para o setor logístico. Juntamente com a Einride, introduzimos caminhões autônomos totalmente elétricos em um fluxo contínuo em uma via pública – um marco na transição para o sistema de transporte de amanhã”, completa Jochen Thewes, CEO da DB Schenker.

Para a Einride, a oportunidade de levar o T-Pod para rua, em operação real, permite que o projeto atraia os olhares das fabricantes de veículos. Para o CEO da startup, como empresa de software precisa de parceria com a indústria da manufatura ter escala e rentabilidade.

O acordo da Einride e DB Schenker foi assinado em abril do ano passado. Em novembro as empresas iniciaram as instalações necessárias de controle, a primeira do gênero no mundo, no site da operadora logística em Jönköping. A parceira inclui opção de mais projetos do tipo em outros locais de atuação da empresa transportadora alemã.

Segundo informações apuradas pela Reuters, presente no evento de apresentação, além da Schenker, a Einride tem pedidos da rede de supermercados alemã Lidl, da empresa sueca de entregas Svenska Retursystem e de outras cinco companhias de varejo, o que sustenta sua ambição de fornecer 200 veículos em operação até o fim de 2020.


Foto: DB Schenker/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás