Empresa

Fiat comemora 100 anos na Argentina

Para marcar a data, FCA lança edição limitada a 100 unidades do Fiat Cronos Centenario

Durante comemoração dos 100 anos da Fiat na Argentina, a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, anunciou o lançamento da versão Fiat Cronos Centenario, edição limitada e exclusiva de 100 unidades do modelo feito em Córdoba.

As operações da Fiat no país vizinho foram iniciadas em 21 de maio de 1919, com a constituição da primeira sociedade local, a F.I.A.T. Turin/Sucursal Argentina, no bairro de Palermo.

Na noite de quarta-feira, 21, exatos 100 anos depois, a FCA comemorou a data com um jantar em Buenos Aires, que teve a participação de John Elkann e Mike Manley, chairman e CEO da FCA, respectivamente, além de Antonio Filosa, presidente da FCA Latam, e Cristiano Ratazzi, presidente da montadora na Argentina. Também presente o o presidente do país, Mauricio Macri, e outras autoridades locais.

No local do evento foram expostos carros históricos, como o Fiat Victoria de 1903 e o 1500 Berlina de 1938, e também os atuais da marca, além do conceito Fïat Fastback, mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo.

O senador Giovanni Agnelli foi o fundador da F.I.A.T. na Itália e também quem promoveu a instalação da empresa na Argentina, com a ideia de projetar a marca além da Europa. O país vizinho foi escolhido como o primeiro destino de internacionalização da marca por ser, na época, uma das economias mais florescentes e desenvolvidas da América.

As operações foram iniciadas a partir de veículos importados e em 1954 foram inauguradas as plantas da Fiat Someca Construcciones Córdoba, para a fabricação de tratores. Foi só em abril de 1960 que saiu das linhas de montagem o primeiro automóvel com produção local, o Fiat 600D.

Em dezembro de 1996 foi construída uma nova planta da Fiat Auto Argentina no complexo industrial de Ferreyra, que demandou um investimento de mais de US$ 600 milhões para a produção do Fiat Siena. Essa fábrica acabou tendo operações suspensas em 2001, mas os negócios por lá foram retomados em 2008, quando outros US$ 500 milhões foram investidos para modernização da planta e a preparação para produção do novo Palio em 2012.


Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás