Tecnologia

General Motors esquece híbridos em favor dos elétricos

Montadora entende que veículos elétricos já são melhor resposta para a questão ambiental

O processo de eletrificação dos automóveis da General Motors não contempla modelos híbridos. Em palestra no Automotive Business Experience, ABX19, evento realizado na segunda-feira, 27, no São Paulo Expo, Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM Mercosul, assegurou que a montadora investirá integralmente em modelos totalmente elétricos.

A estratégia difere do caminho adotado pela maioria dos fabricantes, que entendem que a hibridização serve como um degrau intermediário, em especial em termos de custo, para consolidação dos veículos 100% elétricos.

“Os elétricos terão manutenção menos complicada e mais barata no futuro”, afirma o executivo, que relaciona também o anseio dos consumidores por carros não poluentes como outra importante razão dessa estratégia.

LEIA MAIS

→Elétrico, Jaguar I-Pace custa R$ 437 mil

O diretor da GM lembra que 84% da população mundial vivem em centros urbanos. É um público que demanda não só menos emissões, mas também menos trânsito. “Hoje um paulistano inala quantidade de poluentes equivalente a quatro cigarros por dia e, em média, perde 2h43 em deslocamentos pela cidade”, ilustra.

O carro elétrico resolveria a primeira parte. A segunda – o trânsito caótico –, a GM pretende atacar por meio do casamento de serviços de compartilhamento de veículos com a condução autônoma. “Essa é a equação que pretendemos resolver. A GM busca um futuro zero-zero-zero: zero acidente, zero emissão, zero congestionamento.”

Mahnke enfatiza que essa realidade está bem mais próxima do que a maioria das pessoas imagina: “Estamos a alguns meses do lançamento de um modelo autônomo, os serviços de compartilhamentos já existem e muitos outros surgirão, e o carro elétrico está aí já.”

O primeiro veículo elétrico da GM no Brasil, exposto inclusive no ABX19,  chega às revendas da marca já em outubro. O Chevrolet Bolt EV tem preço sugerido de R$ 175 mil, desenvolve potência de 203 cv, acelera de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e pode percorrer, segundo normas norte-americanas, até 383 quilômetros com uma única carga de bateria.

LEIA MAIS

→Paraná isentará elétricos do IPVA

→Corolla híbrido flex chega ao mercado no fim do ano

“O Bolt EV é o primeiro veículo 100% elétrico que combina preço e autonomia semelhantes ao de um carro médio de combustão interna bem equipado.”

O diretor de marketing afirma que, ainda que priorize o carro elétrico, a GM entende que outras alternativas podem prevalecer ou conviver em diferentes mercados mesmo no futuro. O etanol no Brasil é um exemplo. “O mercado brasileiro é grande e não precisa pensar em uma ou outra tecnologia. Tem espaço para todas.”


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás