Modelo tem 5,8 toneladas de PBT e custa R$ 260 mil
A JAC Motors nem entregou ainda as primeiras unidades do utilitário esportivo iEV 40, o que deve ocorrer somente a partir do início do segundo semestre, e já tratou de anunciar a chegada de outro modelo elétrico no mercado brasileiro.
Até o fim do ano, promete a empresa do Grupo SHC, estará na rede de concessionárias o iET 1200, primeiro veículo comercial com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil. A pré-venda já pode ser feita a partir desta quinta-feira (30). O valor sugerido é de R$ 259.900,00.
Como os demais produtos JAC, o caminhão é fabricado na China, mercado que mais incentiva a produção e o consumo da tecnologia, e responde por mais da metade de todos os automóveis e comerciais elétricos vendidos em todo o planeta.
Será o primeiro veículo de carga vendido comercialmente no Brasil e, no entender de Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors, disputará o segmento de semileves e leves, universo da ordem de 15 mil unidades negociadas em 2018.
Com PBT de 5,8 toneladas, a ideia é que o modelo tenha aplicações sobretudo urbanas. O 1200 indicado na nomenclatura representa o torque máximo de 1200 Nm — a sigla iET é abreviatura de Intelligent Energy Truck —equivalente, de acordo com a empresa, ao valor empregado em motores convencionais a diesel para caminhões de 25 a 30 toneladas de PBT.
A versão que chegará aqui será de 97 kWh e 177 cv de potência. Com uma carga total da bateria, a autonomia estimada é de 200 quilômetros. O carregamento, no modo carga lenta, é feito em tomada de 220 volts durante 17 horas. Se a tensão for trifásica e 380 V, necessitará de apenas 2 horas.
LEIA MAIS
→JAC lança T50 e anuncia importação de picape e carro elétrico
→Grupo SHC pede recuperação judicial
Habib defende que, além do aspecto ambiental, o iET 1200 tem como outro grande atrativo o baixo custo operacional, atributo essencial para um veículo de carga. “Enquanto o caminhão movido a diesel exige um custo de R$ 150 pra rodar 200 km na cidade, iET 1200 gastará R$30!”, assegura o executivo.
Além do utilitário esportivo e agora do caminhão leve, Habib já antecipou que deve importar mais três veículos elétricos no ano que vem: a picape iEP 330, o hatch urbano iEV20 e o iEV 60, utilitário esportivo médio.
Foto: Divulgação/JAC
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa