Empresa

Daimler cria unidade global para caminhões automatizados

Grupo de Tecnologia Autônoma acelera o objetivo da empresa de colocar veículos autônomos nas estradas em uma década

A divisão Daimler Trucks estabeleceu uma nova unidade global dedicada à pesquisa e desenvolvimento do caminhão autônomo. A partir de 1º de junho, o Grupo de Tecnologia Autônoma reunirá conhecimento para colocar nas estradas caminhões altamente automatizados em uma década.

O grupo nasce alguns meses depois de anúncio de investimento da Daimler de € 500 milhões na Consumer Electronics Show, feira de tecnologia de Las Vegas, Estados Unido, realizada em janeiro. Ao concentrar experiência e atividades próprias ao tema, a empresa acredita que poderá saltar do atual SAE Nível 2 de automação de seus caminhões para o Nível 4. No caso, a presença do motorista ainda é necessária, mas já permite ao veículo condução autônoma por longos trechos.

“Com a formação do nosso Grupo de Tecnologia Autônoma, estamos dando o próximo passo, ressaltando a importância da condução altamente automatizada para a Daimler Trucks, à indústria e à sociedade, tornando o transporte mais seguro, salvando vidas e ajudando as empresas de caminhões a aumentar sua produtividade”, reforça em nota Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler responsável por caminhões e ônibus.

Dentre as tarefas do grupo, além do desenvolvimento de tecnologias para o caminhão autônomo, também está o estabelecimento de um cronograma em direção à produção em série, no qual estarão determinadas as aplicações das inovações, a criação de infraestrutura e centros de operações necessários.

LEIA MAIS

→BMW e Daimler reúnem forças para direção autônoma

→BMW e Daimler: € 1 bilhão em serviços de mobilidade.

→Wabco fecha acordo global com a Daimler

→Daimler Trucks: € 500 milhões para caminhões automatizados.

O recém-criado grupo terá alcance global a partir de uma rede de desenvolvimento localizadas em Blacksburg e Portland, nos Estados Unidos, e Stuttgart, na Alemanha. Segundo a Daimler, outros locais serão integrados a unidade na medida em que frota de teste for construída e aplicada.

Também fará parte do grupo a Torc Robotics, empresa sediada em Blacksburg, especialista em desenvolvimento de software, adquirida pela Daimler, que aguarda somente a aprovação das autoridades econômicas.

Não é de agora que a Daimler Trucks demonstra esforços no desenvolvimento de caminhões autônomos. Em 2014, durante o Salão de Veículos Comerciais de Hanover, Alemanha, a fabricante apresentou o Mercedes-Benz Future Trucks 2025, o primeiro caminhão automatizado do mundo. Um ano depois, o Freightliner Inspiration Truck, modelo parcialmente automatizado, obteve a primeira licença para rodar em estradas públicas.

Na linha de produção em série, marcas de caminhões da Daimler já oferecem dispositivos capazes de frear, acelerar e dirigir independentemente da ação do motorista e da faixa de velocidade em que se encontra.


Foto: Daimler Trucks/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás