Com 224 mil emplacamentos até o dia 30, resultado vai superar o de abril
Ainda faltam os números desta sexta-feira, 31, mas pelo balanço do Renavam no acumulado até o dia 30, com total de 224 mil emplacamentos, tudo indica que maio será o melhor mês do ano para o mercado automotivo brasileiro.
A expecativa na rede de concessionários é a de que haja em torno de 15 mil emplacamentos nesta sexta-feira, o que elevaria o volume total do mês para algo próximo de 239 mil unidades. Em geral, segundo fontes do varejo, as vendas dos últimos dias úteis de cada mês têm ficado na casa de 14 mil a 16 mil veículos.
Segundo fonte do mercado, está acirrada este mês a disputa entre General Motors, a líder no acumulado do ano, e a Volkswagen, segunda colocada no quadrimestre. Até quinta-feira, 30, a marca alemã levava pequena vantagem de 200 unidades de diferença em relação à GM.
A mesma fonte revela que as vendas diretas continuam em patamar elevado, bem próximas de 50% – em abril, por exemplo, ficaram em 47%. As entregas de grandes volumes no atacado se acentuam normalmente no final do mês, parte da briga por participação de mercado das marcas que mais vendem por aqui.]
Na segunda-feira, 3, a Fenabrave divulga o balanço de vendas de maio e do acumulado dos primeiros cinco meses do ano, com ranking por marca e modelo.
LEIA MAIS
→Consórcio de veículos cresce 16% primeiro quadrimestre
→Frota brasileira cresce para 44,8 milhões de veículos
→Em abril, o melhor mês em vendas de veículos no ano
Até agora o melhor mês do ano tinha sido abril, com 231,9 mil unidades. As vendas mensais de janeiro a março foram de, respectivamente, 199,8 mil, 198,6 mil e 209,2 mil veículos. No ano passado, o melhor mês em volume de emplacamentos foi outubro, com 254,7 mil unidades.
Foto: Divulgação/VW
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.