Acordo de cooperação visa reduzir custos de desenvolvimento para a próxima geração de veículos
OGrupo BMW e a Jaguar Land Rover anunciaram na quarta-feira, 5 de junho, acordo para o desenvolvimento de tecnologias de acionamentos elétricos. De acordo com as empresas, a parceria permitirá apoiar os desafios da indústria relacionados a condução autônoma, conectividade, eletrificação e serviços com vistas a tornar a próxima geração de veículos mais amplamente disponível ao mercado.
Segundo comunicado, ambas as fabricantes compartilham da mesma visão estratégica no que diz respeito à eletrificação. As empresas também trazem na bagagem ampla experiência no desenvolvimento e produção de modelos elétricos, casos do BMW i3 e do Jaguar I-Pace, dentre outros exemplos de veículos híbridos plug-in.
No ano que vem a BMW adianta que apresentará a quinta geração da tecnologia eDrive no iX3. A tecnologia será uma das bases das evoluções subsequentes desenvolvidas em conjunto com a JLR.
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“Também no campo da eletrificação, enxergamos a colaboração como chave para o sucesso”, disse em nota Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW AG. “Com a Jaguar Land Rover, temos a oportunidade de atender com mais eficiência às necessidades dos clientes, reduzindo o tempo de desenvolvimento e trazendo veículos e tecnologias de ponta para o mercado de maneira mais rápida”, disse
A cooperação permite que ambas as fabricantes aproveitem as eficiências de custo decorrentes do desenvolvimento em conjunto, do planejamento da produção e de compras compartilhadas.
“Além da acentuada transformação pela qual passa a indústria, o interesse do consumidor em veículos eletrificados está ganhando impulso. É essencial que trabalhemos em toda a indústria para aprimorar as tecnologias necessárias para oferecer esse futuro empolgante”, destaca Nick Rogers, diretor de engenharia da Jaguar Land Rover.
Uma equipe formada por especialistas de ambas as empresas, baseada em Munique, Alemanha, será encarregada de desenvolver as tecnologias de acionamento elétrico com as características necessárias a cada linha de produtos e mercados dos parceiros.
Foto: BMW Group/Divulgação
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