Indústria

Até maio, alta de 3,6% nas vendas de pneus

Negócios com as montadoras crescem 10,5% no ano, enquanto na reposição a evolução é de apenas 1,1%.

Com total de 24,18 milhões de unidades comercializadas nos primeiros cinco meses deste ano, ante as 23,34 milhões do mesmo período de 2018, as vendas da indústria de pneus registram alta de 3,6% este ano, graças principalmente ao desempenho positivo nos negócios com as montadoras.

Enquanto as vendas para os fabricantes de veículos subiram 10,5% até maio, para 6,8 milhões de unidades, as realizadas junto ao mercado de reposição evoluíram apenas 1,1%, atingindo 17,36 milhões de pneus. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 11, pela Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, e indicam uma reversão da curva declinante do setor verificada até abril.

O melhor desempenho ocorre no segmento de pneus de carga, os destinados aos veículos pesados. Nesse caso houve alta de 39,5% para as montadoras, somando 762 mil unidades este ano, e de 3,1% para o aftermarket, com total de 2,35 milhões de unidades. No cômputo geral, a alta é de 10,1%.

LEIA MAIS

Venda de pneus tem queda de 2,7% no ano

Dunlop começa a produzir no País pneus para veículos pesados

Paccar premia os melhores fornecedores

Já a comercialização de pneus para automóveis e comerciais leves registra queda de 2,5% no mercado de reposiçao, para 8,85 milhões de unidades, e alta de 11,4% para as montadoras (4,6 milhões de unidades este ano). A evolução nesse caso, considerando os dois canais de distribuição, é de 1,8%.

Em maio, particularmente, os negócios da indústria de pneus tiveram expressiva expansão de 36,3% sobre o mesmo mês do ano passado, reflexo do baixo desempenho registrado neste período o ano passado, quando houve a greve nacional dos caminhoneiros.

“Tivemos o melhor desempenho do ano em maio, porém o aumento significativo se deu porque a base de comparação foi bastante impactada pela greve dos caminhoneiros, o que levou os resultados daquele período para baixo”, declara Klaus Curt Müller, presidente executivo da Anip.


Foto: Divulgação/Michelin

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás