Estimativa da fabricante é de ativar o serviço em 28 mil unidades até o fim de 2019
Em pouco mais de dois anos desde que começaram a ser oferecidos no Brasil, em 2017, os Serviços Conectados da Scania já estão ativos em 20 mil veículos da marca, dos quais 18,8 mil caminhões e o restante em ônibus. A tecnologia se mostra como uma ferramenta de gestão da frota e dispõe de dois pacotes: Análise e Desempenho.
O primeiro, menos complexo e gratuito por 10 anos, entrega relatórios semanais e mensais nos quais reúne histórico de desempenho do veículo e comportamento do motorista na direção. O segundo, vai mais longe, permitindo acompanhamento do caminhão ou do ônibus de maneira individual e em tempo real.
Os Serviços Conectados associados aos planos de manutenção da marca ampliam as capacidades do gestor de gerenciar a frota. Como o apoio da conectividade, a empresa de transporte ganha conhecimento a respeito do que realmente ocorre com os veículos ao longo das jornadas.
As informações coletadas possibilitam previsibilidade de custos, planejamento da manutenção conforme o tipo de operação e uso do caminhão, como também permite tomadas de decisão rápidas, por exemplo, sugerir ao motorista adotar um estilo de condução mais adequado para determinadas viagens ou trechos a fim de obter resultados mais econômicos de forma imediata.
LEIA MAIS
→Scania investirá R$ 1,4 bilhão de 2021 a 2024
→O novato Scania R450 foi o caminhão mais vendido em abril
→Scania projeta mercado de caminhões de 10% a 20% maior em 2019
→Scania inicia vendas da nova geração de caminhões
“Toda esta inteligência de dados nos proporciona resultados práticos fantásticos. Conseguimos ir bem no detalhe da operação do cliente para economizar combustível e diminuir emissões de poluentes, aumentar a rentabilidade e a disponibilidade da frota, além de ajudar a melhorar a condução do motorista e evitar os acidentes”, observa em nota Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da Scania no Brasil.
Para Fábio Souza, diretor de serviços da Scania no Brasil, a adesão cada vez mais frequente dos clientes da fabricante aos Serviços Conectados se relaciona com os benefícios proporcionados pela tecnologia. “São 7 mil veículos com o pacote Desempenho, representando 35% dos 20 mil. Ou seja, o cliente vê na prática o quanto pode reduzir os custos com diesel, desgaste de pneus e lonas, manutenção e, desta forma, aumentar a vida útil da composição. Em junho do ano passado, eram menos de 10 mil conectados e apenas 766 com o pacote mais completo.”
Segundo o diretor de serviços, a nova geração de caminhões, em produção desde o início desde ano, já conta quase 1,9 mil unidades conectadas, das quais 1,1 mil com pacote Desempenho, perto de 58% do total. “A curva vai continuar subindo”, aposta.
Desde maio de 2016 todos os caminhões e ônibus produzidos pela Scania no Brasil saem de fábrica preparados para serem conectados. O módulo de recepção e transmissão de dados, no entanto, também pode ser instalado em veículos mais antigos, fabricados a partir de 2012. A estimativa da fabricante é de alcançar 28 mil unidades conectadas até o fim de 2019.
No mundo, a Scania contabiliza quase 400 mil veículos conectados, o que permite à marca acumular as atividades operacionais originadas de 2,9 bilhões de quilômetros por mês.
Foto: Scania/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País