Empresa

Toyota segue como marca automotiva mais valiosa do mundo

Apenas três marcas de veículos aparecem entre as cem maiores, aponta pesquisa

A edição de 2019 do ranking Brand Brand Top 100 Most Valuable Global Brands 2019, realizado pela empresa de pesquisa de mercado pela Kantar Millward Brown, relaciona apenas três marcas de veículos entre as cem mais valiosas do mundo: Toyota, Mercedes-Benz e BMW.

As marcas de automóveis têm perdido espaço no levantamento.  Em 2017, seis apareciam entre as maiores marcas do ranking. No ano passado,  foram cinco. A Toyota, aliás, manteve seu título como a marca de carros mais valiosa.  Nos 14 anos da pesquisa,  a montadora japonesa liderou em 12 deles.  Apenas em 2010 e 2012 apareceu no segundo lugar.

Ainda assim, a maior marca automotiva é só a 41ª primeira entre as 100 mais. É avaliada em US$ 29 bilhões, 5% abaixo do  ano anterior.  A Mercedes-Benz  (US$ 23,36 bilhões) aparece na 54ª colocação, imediatamente à frente da BMW (US$ 23,33 bilhões), que viram seus valores recuarem 9% na mesma comparação.

Curiosamente, à frente das duas está uma prestadora de serviços de mobilidade: a UBER, avaliada em US$ 24,2 bilhões.

Pelo levantamento, a Amazon é a mais valiosa do mundo em 2019, quebrando a hegemonia das empresas de tecnologia, que dominavam o ranking desde sua primeira edição, em 2006. A marca Amazon valorizou 52% com relação ao levantamento de 2018, superando US$ 315,5 bilhões,  três vezes a soma das dez marcas automotivas  mais bem avaliadas.

Na segunda posição está Apple (US $ 309,5 bilhões), seguida do Google (US$ 309,0 bilhões). Ainda no top 10, o Facebook permaneceu na sexta posição, enquanto, pela primeira vez, o Alibaba superou a Tencent e se tornou a marca chinesa mais valiosa, subindo para o sétimo posto, com US $ 131,2 bilhões.

 

Veículos de maior participação nas vendas das marcas

MarcaModelo %
CitroënC382
Peugeot20882
NissanKicks70
HondaHR-V67
RenaultKwid50
HyundaiHB2048
JeepCompass48
VolkswagenPolo33
General MotorsOnix31
FiatStrada25
ToyotaCorolla22
Fonte: Fenabrave

Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás