Empresa

Toyota segue como marca automotiva mais valiosa do mundo

Apenas três marcas de veículos aparecem entre as cem maiores, aponta pesquisa

A edição de 2019 do ranking Brand Brand Top 100 Most Valuable Global Brands 2019, realizado pela empresa de pesquisa de mercado pela Kantar Millward Brown, relaciona apenas três marcas de veículos entre as cem mais valiosas do mundo: Toyota, Mercedes-Benz e BMW.

As marcas de automóveis têm perdido espaço no levantamento.  Em 2017, seis apareciam entre as maiores marcas do ranking. No ano passado,  foram cinco. A Toyota, aliás, manteve seu título como a marca de carros mais valiosa.  Nos 14 anos da pesquisa,  a montadora japonesa liderou em 12 deles.  Apenas em 2010 e 2012 apareceu no segundo lugar.

Ainda assim, a maior marca automotiva é só a 41ª primeira entre as 100 mais. É avaliada em US$ 29 bilhões, 5% abaixo do  ano anterior.  A Mercedes-Benz  (US$ 23,36 bilhões) aparece na 54ª colocação, imediatamente à frente da BMW (US$ 23,33 bilhões), que viram seus valores recuarem 9% na mesma comparação.

Curiosamente, à frente das duas está uma prestadora de serviços de mobilidade: a UBER, avaliada em US$ 24,2 bilhões.

Pelo levantamento, a Amazon é a mais valiosa do mundo em 2019, quebrando a hegemonia das empresas de tecnologia, que dominavam o ranking desde sua primeira edição, em 2006. A marca Amazon valorizou 52% com relação ao levantamento de 2018, superando US$ 315,5 bilhões,  três vezes a soma das dez marcas automotivas  mais bem avaliadas.

Na segunda posição está Apple (US $ 309,5 bilhões), seguida do Google (US$ 309,0 bilhões). Ainda no top 10, o Facebook permaneceu na sexta posição, enquanto, pela primeira vez, o Alibaba superou a Tencent e se tornou a marca chinesa mais valiosa, subindo para o sétimo posto, com US $ 131,2 bilhões.

 

Veículos de maior participação nas vendas das marcas

MarcaModelo %
CitroënC382
Peugeot20882
NissanKicks70
HondaHR-V67
RenaultKwid50
HyundaiHB2048
JeepCompass48
VolkswagenPolo33
General MotorsOnix31
FiatStrada25
ToyotaCorolla22
Fonte: Fenabrave

Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás