Empresa

FCA aumenta as compras em 16% em 2019

Evento de reconhecimento dos fornecedores coloca foco no Rota 2030 como uma jornada de parcerias

Ovalor das compras da FCA para operações da empresa na América Latina terá um crescimento de 16% em 2019, para € 4,4 bilhões ante € 3,8 bilhões utilizados no ano passado. “O aumento da produção, especialmente nas fábricas brasileiras, em Betim (MG) e Goiana (PE), é o principal fator para a elevação dos pedidos aos fornecedores”, justifica Luis Santamaria, diretor de compras da fabricante para a região.

Pela programação da companhia, a unidade mineira deverá registrar um crescimento na produção acima dos 5%, em torno de 360 mil unidades. Na fábrica de Pernambuco a estimativa é de construir 225 mil veículos, o que representará alta 12% na comparação com 2018, volume perto de sua capacidade técnica de 250 mil unidades por ano. Somente a planta de Córdoba, na Argentina, é a que recuará na produção, por volta de 14%, de 58 mil unidades produzidas no ano passado para 50 mil em 2019.

Além de ter de elevar as compras para dar fôlego às linhas de montagem, Santamaria tem outras missões para adiante. Uma delas é a de atrair mais fornecedores para o complexo industrial de Goiana. O local já abriga 17 empresas, fechou com mais cinco em acordo recente, mas quer reunir por lá cinquenta. “É uma meta a ser alcançada. Importante como motor de desenvolvimento para região e mais eficiência em nossos processos.”

Depois, como destacou no evento de premiação aos melhores fornecedores da FCA, o Annual Supplier Conference & Awards 2019, na quinta-feira, 13 de junho, o Rota 2030 entra na pauta não só da empresa quanto na cadeia de suprimentos. “O programa surge para tornar o setor mais competitivo, com a diversificação de negócios e serviços, produtos mais eficientes sem deixar de olhar para a preservação do meio ambiente. Isso tudo não se faz sozinho. É uma jornada com os parceiros.”

Presente também na cerimônia, Carl Smiley, diretor global da FCA, há pouco mais de seis meses no cargo, aproveitou a ocasião para sublinhar com o público presente que a FCA está trabalhando para ganhar, não somente para sobreviver, indicando pilares essenciais para atravessar de maneira consistente as transformações pelas quais atravessa a indústria automotiva atualmente, com a introdução de tecnologias da conectividade, eletrificação e condução autônoma.

“Aliado a mais transparência, estamos preparando materiais para compartilhar com empresas fornecedoras selecionadas que diz respeito ao nosso plano de longo prazo, onde detalharemos nossas estratégias e como o portfólio atenderá às tendências crescentes. Nele, (no plano) também temos visibilidade tanto dos requisitos de compra para lançamentos de veículos quanto das operações logísticas que levam os veículos ao consumidor.”

Por fim, Antonio Fiolosa, presidente da FCA para América Latina, analisou o atual cenário econômico da região, no qual se lida com cenários oposto, o Brasil em situação de retomada e a Argentina que, “vive uma tempestade perfeita.”

Em sua apresentação, Filosa compartilhou com os fornecedores otimismo em relação à agenda do novo governo no campo econômico, com medidas efetivas dentro de 90 a 120 dias, e o planejamento da empresa, baseado em quatro planos – Técnico, Tecnológico, Gestão, Produtos e serviços – nos quais os fornecedores têm participação efetiva. “Até 2024 temos 25 lançamentos programados, dentre novos produtos e facelifts, o que inclui dois SUVs da marca Fiat e um hiper premium da Jeep.”

O Annual Supplier Conference & Awards reconhece o desempenho do fornecedor por meio de um sistema de avaliação em áreas como qualidade, entrega, custo, garantia e parceria. Os vencedores da edição 2019 em suas respectivas categorias foram:

  • Body – Brose do Brasil
  • Raw Material – ArcelorMittal
  • Interior – Lear do Brasil
  • Chassis – Maxion Wheels
  • Engine Systems –  Umicore
  • Electrical – Sumidenso do Brasil
  • Powertrain –  AISIN AW TC (Japan)
  • Capex – GME – General Mechanical Equipments
  • Services: Sapore (Corporate Restaurant)
  • Value Optimization –  Lear do Brasil
  • Regional Focus – Argentina: Lear Chicotes
  • MOPAR – Mann + Hummel
  • Supply Chain Management – Ventana Serra
  • Foundational Principles – Benteler
  • Sustainability – BASF
  • Innovation – TCS – Techsteel Integração de Sistemas

Foto: Leo Lara/FCA Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás