Indústria

Autopeças vão à Rússia em busca de novos negócios

Primeira missão da indústria brasileira para aquele país acontece no início de setembro

Com exportações em queda este ano principalmente por causa da retração das vendas de veículos na Argentino, a indústria brasileira de autopeças intensifica estratégia de diversisficar sua atuação no exterior, procurando mercados ainda pouco explorados pelos fabricantes aqui instalados.

Parte do projeto Brasil Auto Parts, parceria do Sindipeças com a Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acontece de 2 a 6 de setembro a primeira missão comercial para a Rússia. De acordo com o Sindipeças, haverá encontros de negócios com potenciais importadores daquele país, escolhidos de acordo com os produtos fabricados pelos integrantes brasileiros da missão.

A frota circulante russa supera 46 milhões de veículos, dos quais 4 milhões são caminhões, com perfil altamente envelhecido. Segundo levantamento da Autostat Analytic Agency, empresa de estudos de mercado, cerca de  65% da frota tem mais de 15 anos de uso, estimando-se em cerca de US$ 7 bilhões o volume de negócios na reposição apenas na linha pesada.

O presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe, defendeu durante o Fórum Estadão Think – Exportar para gerar riquezas e empregos, realizado esta semana na capital paulista, a necessidade de o Brasil buscar novos acordos internacionais de comércio,

“As idas e vindas de mercadorias são positivas para nossa economia e fundamentais para que o País se insira nas cadeias globais de valor”, afirmou o empresário na ocasião.

LEIA MAIS

Setor automotivo quer reduzir impostos nas exportações

Receita das autopeças evolui 7,6% até abril

Déficit comercial das autopeças cai 40% no quadrimestre

Para a entidade, dentre os passos fundamentais para a inserção competitiva do setor estão o acordo com a União Europeia, a integração do setor automotivo ao Mercosul, ajustes nas regras de origem com México e países do Mercosul, estreitamento de laços com os demais países da América Latina e, na sequência, acordos com Japão e outros países e regiões relevantes.

“Do México para baixo, são produzidos mais de 6 milhões de veículos por ano. A indústria brasileira de autopeças ainda tem muito mercado a conquistar na região e em outros continentes”.


Fotos: Pixabay e Divulgação/Sindipeças

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

América do Sul aumenta participação nas vendas mundiais da Stellantis

As entregas na região representaram 17,3% dos 1,2 milhão de veículos negociados no primeiro trimestre

% dias atrás

Crise financeira da matriz chinesa não afeta planos para o Brasil, diz Neta

Marca vendeu somente 36 veículos no País no primeiro trimestre

% dias atrás

Erisvaltom Santos gerencia Marketing e Produtos do Banco Mercedes-Benz

Executivo ocupa a vaga de Alfredo Tucunduva, agora na Daimler Truck Locações e Serviços

% dias atrás

Elétrico Spark chegará ao Brasil em versão única, a Activ

Importado da China, compacto da Chevrolet terá acabamento específico para o mercado brasileiro

% dias atrás

Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD

Assim como a Anfavea, o presidente da entidade, Marcelo Godoy, também não apoia pleito da…

% dias atrás

Geely adia decisão sobre produção de veículos no Brasil, diz agência internacional

Empresa tem acordo de participação e produção de carros na fábrica paranaense da Renault

% dias atrás