Primeiros veículos devem chegar às ruas já no início da próxima década
O Uber, conhecido mundialmente pelos serviços de compartilhamento, decidiu ir ainda mais fundo no universo automotivo e ser também fabricante de carros. Nesta sexta-feira (14) a empresa e a Volvo Cars anunciaram que pretendem produzir automóveis 100% autônomos conjuntamente.
Os dois grupos já encaminham projetos conjuntos desde 2016. Neste período desenvolveram vários protótipos de carros integralmente autônomos. O recém-apresentado XC90, por exemplo, é o primeiro modelo de produção que, em combinação com o sistema autônomo do Uber, é capaz de dirigir sozinho.
O SUV é equipado com os principais recursos de segurança da Volvo Cars que permitem que o Uber instale seu próprio sistema de direção autônoma. O Uber inclusive considera ter uma frota com a tecnologiapara serviço autônomo de compartilhamento de viagens.
Os veículos Volvo dispõem de diversos sistemas de backup para as funções de direção e frenagem, além de energia reserva para a bateria. Se algum dos sistemas primários falhar por algum motivo, os de backup agem imediatamente para parar o veículo.
LEIA MAIS
→FCA e Aurora desenvolverão veículos comerciais autônomos
→Brasil é o país menos preparado para veículos autônomos, diz KPMG
“A Volvo é conhecida há muito tempo pelo seu compromisso com a segurança, pilar do seu mais recente veículo autônomo pronto para produção. Quando combinado com nossa tecnologia de direção autônoma, o modelo será um ingrediente-chave no conjunto de produtos autônomos do Uber”, afirma Eric Meyhofer, CEO do Uber Advanced Technologies Group.
“Em meados da próxima década, esperamos que um terço de todos os carros que vendermos sejam totalmente autônomo”, completa Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars.
Foto: Divulgação/Volvo
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.