A Goodyear comemorou no dia 15 de junho os 175 anos da patente de vulcanização da borracha. Charles Goodyear descobriu o processo por acaso, quando deixou acidentalmente exposta ao calor uma mistura de borracha com enxofre e chumbo.
Goodyear nomeou o processo de vulcanização em homenagem a Vulcano, deus romano do fogo.
A borracha utilizada no início do século XIX tinha diversos problemas: tornava-se muito mole e pegajosa quando submetida ao calor, progressivamente rígida no frio e tinha odor desagradável após pouco tempo.
Por conta disso, Goodyear começou a estudar uma maneira de contornar essas falhas originadas pela oscilação da temperatura. Após vários ensaios, conseguiu obter borracha vulcanizada, misturando-a ao enxofre em alta temperatura.
Em 1898, o empresário Frank Seiberling fez uma homenagem ao inventor batizando de The Goodyear Tire & Rubber Company a empresa que acabara de criar em Akron, em Ohio, Estados Unidos.
Charles Goodyear falecera 18 anos antes. Sem, com certeza, ter a real dimensão do que a sua descoberta representaria sobretudo a partir do século seguinte e do surgimento da produção em massa.
Ilustração: Divulgação