Goodyear nomeou o processo de vulcanização em homenagem a Vulcano, deus romano do fogo.
A borracha utilizada no início do século XIX tinha diversos problemas: tornava-se muito mole e pegajosa quando submetida ao calor, progressivamente rígida no frio e tinha odor desagradável após pouco tempo.
Por conta disso, Goodyear começou a estudar uma maneira de contornar essas falhas originadas pela oscilação da temperatura. Após vários ensaios, conseguiu obter borracha vulcanizada, misturando-a ao enxofre em alta temperatura.
Em 1898, o empresário Frank Seiberling fez uma homenagem ao inventor batizando de The Goodyear Tire & Rubber Company a empresa que acabara de criar em Akron, em Ohio, Estados Unidos.
Charles Goodyear falecera 18 anos antes. Sem, com certeza, ter a real dimensão do que a sua descoberta representaria sobretudo a partir do século seguinte e do surgimento da produção em massa.
Ilustração: Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País