Empresa

Toyota suspende terceiro turno e reduz quadro de funcionários

Entre PDV e não renovação de contrato de trabalho temporário, serão dispensados 840 em Sorocaba e Porto Feliz

AToyota do Brasil confirmou nesta quarta-feira, 19, que suspenderá o terceiro turno nas unidades de Sorocaba e Porto Feliz, no interior de São Paulo, a partir de 5 de agosto. Com essa redução, serão fechadas 840 vagas de trabalho, via PDV, Plano de Demissão Voluntária, e não renovação de contrato de trabalho temporário.

O terceiro turno foi implantado nas duas fábricas em novembro passado para atender a um pico de alta demanda nos mercados da América Latina. Em Sorocaba a empresa produz os modelos Etios e Yaris e em Porto Feliz os motores 1.3 e 1.5, que equipam os referidos modelos.

Na ocasião, segundo a montadora, foram admitidos, em caráter temporário, 130 colaboradores na planta de Porto Feliz e 740 na operação de Sorocaba. A crise no mercado argentino e a variação cambial, no entanto, acabaram levando a empresa a anunciar, no final de maio, que diminuiria em 340 vagas o quadro de funcionários de Sorocaba.

LEIA MAIS

Toyota reduz quadro de mão de obra em Sorocaba

Essa redução se deu via PDV (contratos efetivos) e não renovação a partir de 17 de junho de parte de contratos temporários ligados ao terceiro turno, totalizando 340 dispensas. Agora a montadora revela que, além desse corte, não renovará outros 400 contratos de colaboradores por prazo determinado em Sorocaba e 100 na unidade de Porto Feliz. Esse contingente será desligado em agosto com o fim do terceiro turno.

“Todas as pessoas envolvidas nesta situação, ligadas ao terceiro turno, portanto, terão o suporte e o respeito por sua contribuição para a Toyota do Brasil”, informa a empresa em nota.

Também nesta quarta-feira, 19, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) informou que havia negociado há pouco mais de um mês uma alteração no calendário de trabalho com o objetivo de salvar postos de trabalho.

“Só que um mês depois, de forma unilateral, a Toyota anunciou o fechamento do terceiro turno e, por conta das demissões, decidimos não discutir nenhum ponto da pauta enviada pela montadora no início das negociações”, informa o SMetal.

A pauta era para rever benefícios dos trabalhadores de Sorocaba, como adicional noturno, reajuste salarial e mais 18 itens para que a planta pudesse se adequar à nova realidade do mercado. Ainda segundo o sindicato, a produção total de carros da fábrica de Sorocaba, prevista para este ano, era de 160 mil unidades. O volume foi revisto inicialmente para 141 mil, caiu para 136 mil e, agora, deve ser de 125 mil automóveis, mesmo número de 2018. Antes de ser atingida pela crise a Toyota previa a produção de 200 mil veículos até 2021.

“Temos insistido e trabalhado para buscar novos investimentos e políticas de desenvolvimento para viabilizar a volta ao trabalho dos que estão sendo demitidos. É preciso investimento dos governos nos âmbitos estadual e federal”, comenta o presidente do SMetal, Leandro Soares.

A Toyota exportava 30% de sua produção de Sorocaba, sendo 93% desse total destinados à Argentina. “A mesma política neoliberal que foi implantada no país vizinho, que reduz a intervenção do Estado nas políticas industriais, por exemplo, está sendo conduzida no Brasil. O cenário econômico no nosso país também exige total atenção para que se evite chegar a uma recessão como a vivida na Argentina, avalia o economista da subseção do Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba, Fernando Lima.

De acordo com informações forcecidas pela montadora ao sindicato, entre pátio e concessionárias a Toyota já contabiliza 32 dias de estoque de Etios e Yaris, sendo que antes esse volume restringia-se a uma semana.


Foto: Divulgação/Toyota

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás