Empresa

Pilkington investe em rede de serviços para o cliente final

Fabricante de vidros automotivos projeta ter trinta lojas em 2020

Prestes a completar seu bicentenário e depois de mais de meio século  no Brasil fornecendo vidros automotivos para a maioria das montadoras e também para o segmento de reposição, a Pilkington decidiu tornar seu nome mais conhecido do cliente final, investir em serviços e criar nova frente para seus negócios.

Há dois anos a empresa inglesa tem se dedicado a abrir sua própria rede de lojas para instalação e reparo de para-brisas, troca de palhetas de limpadores e de máquinas de levantamento de vidros, dentre outros serviços para automóveis e caminhões.

É ainda um modelo de negócio novo para o conglomerado com fábricas em 28 países e que vende seus produtos em todo o mundo. Só não inédito porque replica experiência já desenvolvida há mais de cinco anos no México, onde logotipo Pilkington está estampado na fachada de cerca de cem lojas próprias e de parceiros.

Em princípio, a fabricante de vidros trabalha com a perspectiva de constituir no Brasil uma rede bem menos extensa do que a mexicana. Segundo Luciana Alves da Silva, coordenadora de Marketing, Supply Chain e Desenvolvimento de Novos Produtos, a ideia é ter, em um primeiro momento, trinta pontos, número que deve ser alcançado até o fim de 2020.

“Com mais 10 lojas, teremos uma visão melhor de onde podemos chegar. Trabalhar diretamente com o cliente final é diferente e novo para a Pilkington”, pondera a executiva.

Desde 2017, foram abertas 20 lojas em onze estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Nove delas — quatro na Capital — estão em São Paulo. Algumas nomeadas, mas a maioria pertence à empresa, ainda que em parceria com terceiros.

LEIA MAIS

→Meritor cresce 45% no mercado de reposição

→Brasil é o país menos preparado para veículos autônomos, diz KPMG

No começo de julho será inaugurada a primeira representante em São José dos Campos (SP) e no segundo semestre em Aracajú (SE).

A cobertura geográfica atende a dois critérios estipulados pela fabricante de vidros: a proximidade com os seus 14 centros de distribuição abastecidos pela fabricada de Caçapava (SP) e regiões onde a frota automotiva é maior. Daí a presença em capitais e em algumas cidades do interior paulista.

Os funcionários das lojas são treinados pela própria Pilkington e algumas delas até já dispõem de equipes móveis para trocas ou reparos onde o cliente solicitar.

Calibração de sistemas de auxílio à condução

E esse processo de diversificação dos serviços na rede acaba de iniciar um ambicioso capítulo. Algumas casas já estão credenciadas a fazer a calibração de dispositivos de auxílio à condução, como os sistemas adaptativos de velocidade e distância para o veículo da frente, assistentes de frenagem, de correção da trajetória e manutenção na faixa de rolagem, alertas de colisão iminente, detector de ponto cego, dentre outros.

Muitos sensores e câmeras utilizados são instalados em para-brisas e precisam ser calibrados quando o vidro é trocado. Fora dos parâmetros originais, eles podem fornecer informações incorretas e, assim, representar riscos de acidentes.

Mesmo com um mercado ainda restrito devido à pequena frota com essas tecnologias, a rede Pilkington está disposta a investir em treinamento e equipamentos e se antecipar à demanda que naturalmente tende a ser crescente nos próximos anos.

“Ainda há muito desconhecimento do consumidor e até do próprio mercado especializado sobre a necessidade de calibração desses componentes”, diz Luciana Silva, que antecipa que, por conta disso, a empresa deve encaminhar campanhas pontuais de esclarecimento e concientização dos consumidores e do mercado.


Foto: Divulgação/ Pilkington

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás